WRC divulga calendário de 2023 com volta de México e Chile e nova etapa na Europa Central

Pela primeira vez, o WRC terá uma etapa passando por três países: Áustria, República Tcheca e Alemanha. A temporada 2023 também marca a volta do México e do Chile ao Mundial de Rali

Após uma temporada marcada pelo domínio de Kalle Rovanperä, o WRC anunciou nesta sexta-feira (25) quais serão as 13 etapas da temporada 2023. E o calendário terá dois retornos importantes e uma estreia: pela primeira vez, o Mundial de Rali vai passar por três países em uma mesma etapa, que será realizada na Europa Central.

México e Chile também voltam ao WRC no próximo ano. Para o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, a passagem do WRC por cinco regiões diferentes "é um passo positivo para envolver mais pessoas no esporte a motor, sejam competidores, voluntários ou fãs". Ele disse ainda que o retorno à América do Norte e do Sul, além de etapas na África, Ásia e Europa denotam a intenção de "um calendário global". 2023 será a segunda temporada da era híbrida do WRC.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Rali da Suécia é disputado na neve, um dos muitos tipos de terreno que os pilotos encontrarão em 2023 (Foto: WRC)

A abertura, mantendo a tradição, acontece em Mônaco, com o Rali de Monte Carlo, entre os dias 19 e 22 de janeiro. Depois, os competidores seguem para o trajeto desafiador coberto de neve na Suécia, para os estágios programados para acontecer entre 9 e 12 de fevereiro.

A América do Norte retorna oficialmente no mês seguinte, de 16 a 19 de março, depois de ficar de fora das últimas duas temporadas. Em Guanajuato, no México, os pilotos terão pela frente um terreno de cascalho e que costuma guardar armadilhas. Em 2020, última vez que o WRC passou por lá, a vitória ficou com Sébastien Ogier.

A quarta etapa acontece na Croácia, de 20 a 23 de abril. Depois, de 11 a 14 de maio, Portugal abre a sequência de sete rodadas em terreno de cascalho. Seguindo no sul da Europa, a Itália recebe o Mundial de Rali de 1º a 4 de junho, antes dos pilotos partirem para a África, onde acontece o Rali do Quênia no final do mesmo mês, de 22 a 25 de junho.

Em julho é a vez do Rali da Estônia (de 20 a 23). Duas semanas depois (de 3 a 6 de agosto), o WRC vai para a Finlândia e só volta no mês seguinte, de 7 a 10 de setembro, para a disputa do Rali da Grécia. O Chile encerra a perna de etapas em terrenos de cascalho, com retorno ao calendário do Mundial programado para acontecer de 28 de setembro a 1º de outubro.

Estreante no Mundial, o Rali da Europa Central será a penúltima etapa e terá um trajeto passando por Áustria, República Tcheca e Alemanha, fato inédito no WRC. Por fim, o Japão encerra a temporada de 16 a 19 de novembro.