Neuville quebra empate com Evans e se isola na ponta no sábado de Rali da Croácia
Belga abre vantagem de 4s9 e se isola na liderança após segundo dia da quarta etapa da temporada 2024 do Mundial de Rali
Após raro empate no primeiro dia de Rali da Cróacia, Thierry Neuville abriu magra vantagem para Elfyn Evans, após mais oito especiais válidas para a quarta etapa do Mundial. O piloto da Hyundai finalizou o sábado (20) com tempo de 2h09min46 e agora tem 4s9 para seu principal concorrente na temporada 2024 do WRC.
O dia foi marcado por algumas reviravoltas. Líder da temporada 2024, Neuville manteve a frente no início do sábado, mas viu Evans assumir a liderança após a 13ª especial do final de semana. O britânico e seus companheiros de Toyota, Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta, se beneficiaram da leve garoa que caiu no trecho, graças à escolha dos pneus — levaram quatro macios e dois de chuva para o período da tarde na Croácia.
Neuville respondeu nas três especiais finais, disputadas basicamente em asfalto seco. Mais rápido, reassumiu a liderança e fechou a disputa com 4s9 para Evans e 11s6 para Ogier. O octacampeão continuou na terceira colocação no geral.
“Não é grande a liderança, mas tivemos um ótimo dia. A escolha dos pneus para a tarde não foi perfeita, porém conseguimos manter a dianteira. Precisamos continuar atacando, mas definindo melhor os compostos [no domingo]. Isso nunca é fácil quando o clima não é estável”, declarou Neuville.
Ott Tänak se manteve na quarta colocação no geral, mas 1min15s5 atrás do líder. O estoniano viu a aproximação de Adrian Fourmaux, que foi o mais rápido com seu Ford na primeira especial do dia e está 19s9 distante.
Katsuta fechou o dia na sexta colocação, com Andreas Mikkelsen e Grégoire Munster na sequência. A Citroën completou o top-10 com Nikolay Gryazin e Yohan Rossel.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!