Ogier aproveita caos de líderes e surge no fim para vencer Rali da Croácia do WRC

Sébastien Ogier entrou no último dia de competições do Rali da Croácia em terceiro, mas contou com acidentes de Thierry Neuville e Elfyn Evans para virar e vencer a quarta etapa do ano

Depois de Thierry Neuville fechar o sábado (20) do Rali da Croácia na ponta da classificação, o último dia de competições, neste domingo, trouxe uma virada e tanto para terminar com vitória de Sébastien Ogier, que aproveitou o caos dos líderes e pulou de terceiro para primeiro com a Toyota. Em quatro especiais no último dia, o francês saltou de uma desvantagem de 11s6 para um triunfo com 9s7 de vantagem para Elfyn Evans.

Tanto Neuville quanto Evans, que entraram no último dia com as duas primeiras colocações, sofreram neste domingo e perderam uma grande quantidade de tempo após erros cometidos no 18º de 20 estágios. Separados por apenas 2s6 àquela altura, os dois viram a possibilidade da vitória ir por água abaixo em acidentes.

[relacionadas]

Primeiro, Neuville acelerou demais em um trecho da disputa em Zagreb e acabou acertando uma árvore, o que destruiu a traseira de sua Hyundai e custou 25s no total. Logo depois, Evans também errou em um local apertado da pista e rodou, perdendo cerca de 20s. Alheio à confusão, Ogier completou o percurso e imediatamente abriu 9s1 na liderança.

Nos dois estágios seguintes, o multicampeão apenas administrou a vantagem junto ao navegador Vincent Landais e segurou o companheiro Evans, que também pilota pela Toyota, para garantir a vitória. Neuville terminou em terceiro, enquanto Ott Tänak e Takamoto Katsuta completaram o grupo dos cinco primeiros colocados.

Apesar da derrota, Neuville segue na liderança do campeonato (Foto: WRC)

"Foi um fim de semana duro", declarou Ogier após a vitória. "Sabíamos que nossa posição de largada seria um problema aqui, mas nunca desistimos e mantivemos a pressão por toda a etapa. Acho que nunca tive tantos momentos complicados em um rali, mas é bom conquistar a vitória para a equipe", celebrou.

Com o resultado, Neuville conseguiu manter a liderança do Mundial de Pilotos com 67 pontos, contra 61 de Evans. Adrien Formaux é o terceiro, com 46, enquanto Tänak tem 33 tentos. O top-5 ainda tem Kalle Rovanperä, com 31, e Katsuta, que somou 30 até aqui. Entre os construtores, a Toyota lidera com 131, enquanto a Hyundai tem 127. A Ford fecha a lista, com 72 pontos.

A quinta etapa da temporada 2024 do WRC acontece entre os dias 9 e 12 de maio, com o Rali de Portugal.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!