Neuville é desclassificado do Rali do Quênia por uso de meio ilegal para identificar trajeto

Uma pessoa não autorizada foi vista dirigindo em trajetos que seriam utilizados como estágios ao longo do Rali do Quênia. Evidências apresentadas aos comissários ligaram a pessoa em questão a Thierry Neuville

Horas depois do término do Rali do Quênia, realizado no final de semana, Thierry Neuville foi desclassificado do evento após os comissários constatarem ao final dos estágios de domingo (26) que o belga usou de meios ilegais para reconhecimento de percurso. O relatório final entregue por um dos funcionários da organização indicou que uma pessoa não autorizada foi vista dirigindo em trajetos que seriam utilizados como especiais ao longo do rali.

Evidências apresentadas aos comissários ligavam a pessoa em questão — que foi surpreendida em propriedade privada sem autorização — a Neuville. O piloto da Hyundai foi convocado para dar explicações e admitiu aos representantes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que estava ciente da pessoa e que havia solicitado o apoio da mesma para identificar questões específicas dos estágios, como áreas onde rochas haviam se deslocado.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O Rali do Quênia foi vencido por Sébastien Ogier (Foto: WRC)

O artigo 35.4.2 do Regulamento Esportivo do WRC 2023 estabelece que "após publicação do Regulamento Complementar, apenas com a autorização expressa do diretor de prova e do Departamento de Rali da FIA, qualquer pessoa ligada a uma tripulação inscrita pode viajar [a bordo de um veículo] no percurso de uma especial do rali (exceto a pé). Esta regra se aplica até que o estágio seja encerrado, aberto ao público e não seja mais utilizado dentro da competição".

Os comissários também aplicaram uma punição de 2min a Oliver Solberg e ao co-piloto Elliott Edmondson por usarem um pneu a mais que o número permitido. A sanção, no entanto, não teve impacto na posição geral da dupla no evento, que completou os estágios em décimo e subiu para nono com a desclassificação de Neuville.

Neuville havia concluído o Rali do Quênia em oitavo. Com a punição, ele agora aparece em quinto na tabela geral, com 93 pontos — 47 atrás do líder, Kalle Rovanperä. O vencedor da competição foi o francês Sébastien Ogier, da Toyota.