Neuville dá troco em Evans e lidera segundo dia do WRC no Japão

Belga da Hyundai devolveu o triunfo em cima de Elfyn Evans e fechou o segundo dia do Rali no Japão na liderança. Campeão, Rovanperä tem problemas e terminou em 11º

A etapa final do Mundial de Rali 2022 tem dois candidatos claros à vitória. Se no primeiro dia Elfyn Evans foi o grande vencedor em cima de Thierry Neuville, agora foi a vez do belga da Hyundai aplicar o contragolpe em cima do galês da Toyota e sair vencedor neste sábado (12) no Japão.

Evans começou o dia abrindo uma vantagem de 5.9s na liderança e parecia que manteria a forma da sexta-feira. Mas, após a parada no meio do circuito, perdeu o fôlego e viu a ascensão de Neuville, que foi ganhando terreno a partir do trecho no Lago Mikawako. Ao ultrapassar o então líder, fechou o dia com 4s à frente do piloto da Toyota, sobretudo na parte final em Okazaki City, onde teve uma atuação brilhante.

[relacionadas]

"O dia foi bom para nós, desafiador. Lutamos com o equilíbrio do carro ao longo do dia, mas melhoramos demais no período da tarde. Agora, é ver o que podemos fazer amanhã", disse Neuville após assumir a liderança.

Ogier se recuperou de um furo no pneu e subiu de décimo para quinto no segundo dia do WRC no Japão (Foto: WRC)

Ott Tänak, da Hyundai, completou o top-3 da etapa japonesa e abriu pouco mais de um minuto de vantagem para o quarto colocado, Takamoto Katsuta. A grande atuação do dia ficou por conta do octacampeão do WRC, Sébastien Ogier, que pulou de décimo para o quinto lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O francês se recuperou de um furo no pneu de sua Toyota e ganhou força para, ao menos, brigar pelo pódio no Japão. O campeão da temporada, Kalle Rovanperä, também teve problemas e fechou o segundo dia apenas em 11º.

O trecho final a ser disputado neste domingo (13) possui cinco etapas: Asahi Kougen (7,52 km) abre o circuito, seguido por Ena City (21,59 km), o planalto de Nenoue (11,6 kn) antes de voltar para o início, que vai hospedar o Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus aos pilotos.