Neuville aproveita furo de pneu de Evans e fatura etapa do WRC no Japão

Thierry Neuville contou com furo de pneu de Elfyn Evans e partiu para a segunda vitória de 2022 no encerramento da temporada do Mundial de Rali

O belga Thierry Neuville, da Hyundai, faturou o Rali do Japão, etapa final da temporada 2022 do WRC. As últimas cinco especiais da disputa no oriente foram realizadas neste domingo (13). Foi a segunda vitória de Neuville em 2022, derrotando o galês Elfyn Evans, da Toyota.

Neuville e Evans, que trocaram a liderança desde sexta-feira, precisaram fazer apostas com os pneus por conta do clima instável no Japão. O belga optou por levar pneus duros, macios e de chuva. O galês utilizou apenas duros e macios, e parecia ter feito a escolha certa, abrindo vantagem.

[relacionadas]

Porém, um erro de comunicação entre Evans e o copiloto Scott Martin fez o carro passar reto em uma curva para a direita, bater no meio-fio e sofrer com um furo de pneu. Após perder tempo com a troca, a chuva veio, e só facilitou a vitória de Neuville.

Hyundai celebra vitória de Neuville (Foto: WRC)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Quem se beneficiou do problema de Evans foi o estoniano Ott Tänak, que completou a dobradinha da Hyundai. A terceira posição ficou nas mãos de Takamoto Katsuta, da Toyota, seguido por Sébastien Ogier. Evans foi apenas quinto, à frente de Gus Greensmith.

Atual campeão mundial, Kalle Rovanperä concluiu a atuação apagada com a 12ª colocação, sendo o sétimo da classe principal, ficando atrás de Grégoire Munsyer, Teemu Suninen, Emil Lindholm e o ex-F1 Heikki Kovalainan, que competiram pelo WRC-2. O resultado deu o título da segunda classe para Lindholm.

O WRC retorna em 2023. O calendário da próxima temporada ainda não foi anunciado, ainda pendente a ratificação da FIA no Conselho Mundial do Esporte a Motor. A programação deve ser divulgada em dezembro.