Baciuska vence prólogo do Dakar 2023 nos UTVs. Gutiérrez Herrero lidera nos protótipos

O lituano Rokas Baciuska venceu o prólogo do Rali Dakar realizado na manhã deste sábado nos UTVs de produção, com o brasileiro Cristiano Batista na segunda posição. Nos protótipos leves, melhor para a espanhola Cristina Gutiérrez Herrero

Prólogo – Sea Camp – Sea Camp
Deslocamento:
 –
Trecho cronometrado: 13 km
Percurso total: 13 km

O lituano Rokas Baciuska venceu o prólogo dos UTVs de produção do Rali Dakar realizado na manhã deste sábado (31). O piloto da Red Bull fechou a etapa com o tempo de 9min6s, dois segundos a frente do brasileiro Cristiano Batista, da South Racing Can-Am. Seu companheiro de equipe, o espanhol Gerard Farres Guell fechou na terceira posição.

[relacionadas]

Eryk Goczal, Michal Goczal e Marek Goczal, todos da equipe Energylandia, completaram na sequência. Nicolas Cavigliasso, Jeremias González Ferioli, Pau Navaro e o brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira fecharam os dez primeiros. Bruno Conti de Oliveira, terceiro brasileiro na categoria, completou na 12ª colocação.

Nos protótipos leves, mais uma vitória da Red Bull, com a espanhola Cristina Gutiérrez Herrero terminando na primeira posição com a marca de 8min49s. Outro piloto dos taurinos, o americano Seth Quintero foi o segundo colocado, seguido pelo belga Guillaume de Mevius, da Grallyteam. Mitchell Guthrie e Hans Weijs fecharam o top-5 da categoria, seguidos pelo português Ricardo Porem.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Cristina Gutierrez Herrero venceu prólogo nos protótipos leves (Foto: Red Bull Content Pool)

Francisco ‘Chaleco’ López Contardo, que venceu nos protótipos leves em 2022 e ostenta o status de lenda do Dakar, foi o sétimo colocado, com Santiago Navarro, Helder Rodrigues e Ebenhaezer Basson completando os dez primeiros.

Dentre os brasileiros, Gustavo Gulgemin foi o melhor colocado, com o parceiro Austin Jones terminando o prólogo na 12ª posição. A dupla Enio Bozzano Júnior e Luciano Gomes fechou na 24º colocação, enquanto  Pâmela Bozzano e Carlos Sachs terminaram em 27º.

A etapa deste sábado foi a primeira do Rali Dakarque inicia o 2023 do esporte a motor com percurso inédito e nomes de peso. O prólogo da edição deste ano teve uma distância de 13 quilômetros e partiu de Sea Camp.

A primeira especial acontece neste domingo (1), com 367 quilômetros de disputa e 601 quilômetros de deslocamento total. O prólogo define a ordem de largada para o dia seguinte: os 10 primeiros colocados ganham a chance de escolher suas respectivas posições de início. Assim, Baciuska e Gutiérrez Herrero largam na frente para a primeira especial.