Retrospectiva 2022: Jovem Rovanperä conquista WRC. Veteranos brilham no Dakar

A temporada 2022 viu a coroação de nomes como Sam Sunderland, Nasser Al-Attiyah, Dmitry Sotnikov e Francisco ‘Chaleco’ López Contardo no Rali Dakar, mas também o brilho do novato Seth Quintero, um dos destaques da categoria Protótipos Leves. No Mundial de Rali, o ano foi de Kalle Rovanperä, o mais jovem campeão da história da categoria

2022 equilibrou experiência e juventude no universo do rali. Enquanto o Rali Dakar viu a coroação de nomes experimentados como Sam Sunderland nas motos e Nasser Al-Attiyah nos carros, o Mundial de Rali testemunhou a ascensão ao trono do mais jovem campeão da história, com Kalle Rovanperä faturando o campeonato aos 22 anos.

No capítulo de hoje da Retrospectiva 2022, o GRANDE PRÊMIO repassa o ano das categorias off-road e relembra o que aconteceu no Dakar, no WRC e no Mundial de Ralicross.

Sunderland fatura bi do Rali Dakar nas motos

[relacionadas]

Sam Sunderland abriu 2022 em alta. Aos 32 anos, o britânico de Poole alcançou o bicampeonato no Rali Dakar, chegando a segunda conquista na maior e mais dura prova off-road do planeta cinco anos após erguer o primeiro troféu — na disputa de 2017, disputada em Paraguai, Argentina e Bolívia.

SAM SUNDERLAND; DAKAR; DAKAR 2022;
Sam Sunderland nos braços de Pablo Quintanilla e Matthias Walkner para comemorar vitória no Dakar (Foto: F.Gooden/DPPI/ASO)

Desta vez, Sam competiu vestindo o uniforme da GasGas, a marca espanhola do grupo Pierer Mobility — dono de KTM e Husqvarna também. Nas 12 etapas disputas na Arábia Saudita, Sunderland venceu uma única especial, a oitava, uma disputa de 395 km entre Al Dawadimi e Wadi Ad Dawasir. Mas foi regular e, principalmente, errou pouco, o que fez toda a diferença na briga contra Pablo Quintanilla, que ficou em segundo com a Honda, só 3min27s atrás depois de mais de quase 39h de competição. O terceiro lugar ficou para Matthias Walkner, da KTM. A melhor Yamaha foi a de Adrien van Beveren, que chegou a sonhar com o triunfo na edição 2022 do Dakar.

Giroud vê rivais ficarem pelo caminho e vence Dakar nos quadriciclos

Se a briga nas motos teve emoção até o fim, a disputa nos quadriciclos foi um tanto mais previsível em território saudita. O primeiro título do francês Alexandre Giroud veio sem surpresas, já que dos 20 pilotos que alinharam na largada em Jedá, só sete chegaram até o final da disputa.

ALEXANDRE GIROUD; DAKAR; QUADRICICLOS;
Ao centro, Alexandre Giroud comemora seu primeiro título de Dakar (Foto: F.Gooden/DPPI/ASO)

Entre os abandonos, favoritos como Manuel Andújar, Giovanni Enrico e Pablo Copetti. O brasileiro Marcelo Medeiros, venceu três especiais, mas sofreu uma quebra na quinta especial e acabou sem chances de vitória.

E foi justamente na especial de 346 km em Riad que Giroud venceu para tomar a liderança da disputa e de lá não mais sair. A bordo de um quad Yamaha, o francês administrou uma enorme vantagem para chegar a Jedá com um tempo total de 50h00min1s, 2h21min11s à frente de Francisco Moreno, o segundo colocado. Kamil Wisniewski ficou em terceiro, diante de Zdenek Tuma e Carlos Alejandro Verza. O brasileiro Medeiros fechou em sexto, 22h05min5s atrás.

Al-Attiyah faz campanha sossegada e fatura tetra do Dakar nos carros

Ao lado de Mathieu Baumel, Nasser Al-Attiyah igualou Ari Vatanen e se tornou o segundo maior vencedor do Rali Dakar na disputa entre os carros ao conquistar o tetracampeonato na edição 2022 da prova.

Aos 51 anos, o piloto — e também medalhista olímpico — liderou todos os 12 dias de disputa na Arábia Saudita a bordo do Toyota Hilux e venceu três etapas — os estágios 1 A, 1 B e 4.

NASSER AL-ATTIYAH; MATTHIEU BAUMEL; DAKAR; DAKAR 2022;
Matthieu Baumel e Nasser Al-Attiyah festejam o título do Dakar 2022 (Foto: F.Gooden/DPPI/ASO)

Ao fim de 38h33min03s, o catari completou a disputa com 27min46s de vantagem para Sébastien Loeb, que ficou em segundo. Yazeed Al-Rajhi ficou em terceiro, diante de Orlando Terranova, Giniel de Villiers, Jakub Przygonski, Matthieu Serradori, Sebastian Halpern, Matthias Ekström e Vladimir Vasilyev.

Jones e Gugelmin viram jogo no último dia e vencem Dakar 2022 nos UTVs

A disputa entre os UTVs terminou de maneira dramática na edição 2022 do Rali Dakar. Gerard Farrés Guell quebrou no último trecho cronometrado de 164 km, entre Bisha e Jedá, e permitiu a virada do norte-americano Austin Jones e do brasileiro Gustavo Gugelmin.

Vindo de vitória apenas na sétima especial, Farrés Guell e o navegador Diego Ortega abriram a especial no comando da disputa, com 1min41s de vantagem para Jones e Gugelmin, mas tiveram problemas ao longo do trecho final.

Gugelmin foi campeão em 2022 (Foto: Divulgação)

Com 47h22min50s de competição a bordo de um UTV Can-Am Maverick XRS, Jones e Gugelmin ficaram com a vitória, com só 2min37s de frente para Farrés Guell e Ortega. Rokas Baciuska foi o terceiro, diante de Marek Goczal e Michal Goczal.

A dupla brasileira formada por Rodrigo Luppi e Maykel Justo fechou na sexta colocação, 55min44s atrás dos vencedores.

Sotnikov leva título do Dakar 2022 na disputa dos caminhões

Vencedor de cinco das 12 especiais disputadas na Arábia Saudita, Dmitry Sotnikov liderou o domínio da Kamaz na edição 2022 do Rali Dakar. Ao lado de Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov, Sotnikov completou a disputa em 41h37min34s, 9min58 à frente de Eduard Nikolaev, o segundo colocado.

Dmitry Sotnikov levou a melhor nos caminhões em 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

Anton Shibalov ficou com o terceiro posto, diante de Andrey Karginov. Janus Kasteren foi o melhor do resto e colocou a Iveco na quinta colocação, seguido por Martin van der Brink. Martín Macík aparece em seguida, com Victor Versteijnen, Richard de Groot e Mitchel van den Brink fecharam o top-10.

López aposta na regularidade e vence Dakar nos Protótipos Leves

O veterano chileno Francisco ‘Chaleco’ López Contardo chegou ao terceiro título do Dakar em 2022. Vencedor nos UTVs em 2019 e 2021, o piloto de 47 anos apostou na regularidade para levar a melhor na estreia da categoria Protótipos Leves.

López Contardo completou o Dakar em 45h50min51s, 51min28s às frente de Sebastian Eriksson, o segundo colocado. Cristina Gutiérrez ficou em terceiro.

JUAN PABLO VINAGRE; CHALECO LÓPEZ; DAKAR; DAKAR 2022;
Vinagre e 'Chaleco' López levam o título do Dakar 2022 para o Chile nos Protótipos Leves (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

O grande destaque da edição, porém, foi o norte-americano Seth Quintero, de 19 anos, que venceu 12 etapas. O jovem, contudo, sofreu uma quebra do diferencial no segundo estágio e recebeu uma punição de 10h, que inviabilizou a briga pelo título.

Aos 22 anos, Rovanperä se torna mais jovem campeão do Mundial de Rali

A temporada 2022 vai ficar marcada na história do WRC. Com apenas 22 anos e um dia, o finlandês Kalle Rovanperä se tornou o mais jovem a conquistar o título do Mundial de Rali da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Kalle Rovanperä é o mais jovem campeão do WRC (Foto: WRC)

Correndo pela Toyota, o finlandês foi dominante do início ao fim e, ao lado do navegador Jonne Haltunen, conquistou vitórias em seis ralis ao longo do ano: Suécia, Croácia, Portugal, Quênia, Estônia e Nova Zelândia. A performance foi tamanha que a conquista veio com duas etapas de antecedência e, ao fim de 13 disputas, um total de 50 pontos de diferença para Ott Tänak, o vice-campeão. Thierry Neuville ficou em terceiro no campeonato.

Kristoffersson faz ano dominante e fatura título do Mundial de Ralicross

Johan Kristoffersson começou a temporada 2022 do Mundial de Ralicross com o pé na porta: com vitórias nas quatro primeiras corridas do campeonato, o sueco abriu 26 pontos de vantagem na classificação, uma diferença que quase dobrou até o fim da disputa.

Johan Kristoffersson garantiu título do Mundial de Ralicross (Foto: Red Bull Content Pool)

Correndo pela Volkswagen, o piloto de 34 anos venceu oito das dez etapas e encerrou o campeonato com 182 pontos, 47 a mais do que Timmy Hansen, o segundo colocação. Kevin Hansen ficou em terceiro, com Niclas Grönkolm e Ole-Christiab Veiby fechando a lista dos cinco melhores.