Rali da Polônia anuncia retorno ao calendário do WRC após sete anos

Ausente do Mundial desde 2017, Rali da Polônia anunciou retorno ao WRC em 2024. Prova deve entrar no lugar do México. Calendário oficial será anunciado nas próximas semanas

A Polônia está de volta ao calendário do Mundial de Rali. Fora da programação desde 2017, o país do Leste Europeu confirmou o retorno em 2024 em um evento realizado na cidade de Varsóvia, que contou com a presença de Robert Kubica, ex-piloto de F1, além de Kajetan Kajetanowicz, atual campeão mundial do WRC2.

O país teve diferentes presenças no WRC. A primeira delas foi na edição inaugural, em 1973, mas já no ano seguinte não apareceu. O retorno aconteceria apenas em 2009, também em aparição única, substituído pela Bulgária em 2020. Já em 2014, veio o stint mais longo do país, se mantendo até 2017, quando acabou removido por falta de segurança ao público local. Desde então, segue realizado como um evento do Campeonato Europeu de Rali.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ott Tänak (Foto: WRC)

"Sempre foi nosso objetivo o retorno do Rali da Polônia ao Mundial. É uma fonte de felicidade e orgulho para nós que os esforços da Associação Polonesa de Esporte a Motor tiveram sucesso graças a organização de um rali em alto nível, confirmada por relatórios da FIA, além da cooperação da Orlen, nossa patrocinadora e parceira", declarou Michal Sikora, presidente da Associação Polonesa de Esporte a Motor.

Atualmente realizado em junho, o Rali da Polônia é esperado para ser a última peça restante do calendário de 13 etapas do WRC para 2024. O Rali do México deve sair da programação no ano que vem. Outra novidade do próximo campeonato é a Letônia, que chega para substituir o evento na Estônia.

No atual campeonato, o WRC se encaminha para a reta final. A próxima etapa é o Rali do Centro da Europa, que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro na região da Bavaria, na Alemanha. O finlandês Kalle Rovanperä, da Toyota, é o líder do Mundial com 217 pontos contra 186 de Elfyn Evans.