Tänak ultrapassa Breen e fecha sábado na liderança do Rali da Suécia

O estoniano Ott Tänak aproveitou problemas do rival Craig Breen, voou nas especiais noturnas e assumiu a liderança do Rali da Suécia neste sábado

Ott Tänak assumiu a liderança do Rali da Suécia, segunda etapa do Mundial de Rali de 2023, após as especiais deste sábado (11). O estoniano não venceu nenhuma das especiais, mas esteve constantemente entre os primeiros colocados e tirou os 2,6 segundos de desvantagem que tinha para o então líder, o irlandês Craig Breen, da Hyundai.

"Foi um dia desafiador", admitiu Tänak, piloto da Ford. "Tínhamos tudo planejado para as duas últimas etapas - manter os pneus e ganhar tempo - mas depois os perdemos e tivemos que fazer a última etapa sem pregos em um pneu. Nunca é confortável até que esteja pronto. Vamos chegar no final primeiro", concluiu o estoniano.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Craig Breen ainda está na briga do Rali da Suécia (Foto: WRC)

Ott não foi o único a sofrer com problemas nos pneus: Breen também teve um pneu lascado, que fez com que a diferença diminuísse para apenas meio segundo antes das duas últimas especiais do dia. Tänak voou nas duas últimas parciais, mesmo com sofrendo o problema com o pneu, e agora possui uma vantagem de 8,6 segundos antes das últimas três especiais deste domingo (12).

O finlandês Esapekka Lappi, que ocupava a terceira colocação, cometeu um erro na 13ª especial e despencou na tabela. Assim, o belga Thierry Neuville, que venceu quatro especiais neste sábado, assumiu o terceiro posto, com o atual campeão Kalle Rovanperä em quarto. Elfyn Evans, Pierre-Louis Lobet, Oliver Solberg, Ole Christian Veiby, Sami Pajari e Nikolay Gryazin completam o top-10.

O Rali da Suécia se encerra neste domingo com as últimas três especiais, totalizando 63 km de percurso.