Tänak bate Breen, vence Rali da Suécia e assume liderança do Mundial

Ott Tänak venceu pela primeira vez desde que retornou a Ford e assumiu a liderança do Mundial de Rali. Craig Breen recebeu punição, mas ainda salvou segundo lugar.

Ott Tänak é o vencedor do Rali da Suécia. O estoniano conquistou seu primeiro triunfo desde o retorno a Ford neste domingo (12), batendo o irlandês Craig Breen, da Hyundai, por uma diferença de 18s7. O resultado colocou Tänak na liderança do Mundial após duas etapas.

"Obviamente significa muito para mim, entrar em um novo carro e entregar para estes caras. É um grande esforço para eles poder brigar contra as grandes montadoras. Tenho certeza que eles estão se estressando comigo, mas enquanto eu entregar, estamos todos vencendo. É ótimo fazer parte deste time", comentou Ott, que não vencia desde o Rali de Monte Carlo de 2022.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ott Tänak venceu o Rali da Suécia (Foto: WRC)

Breen chegou a liderar o trecho inicial de gelo e neve, mas perdeu a ponta para Tänak no sábado e não alcançou mais. O piloto ainda recebeu uma punição estratégica para colocar o companheiro de equipe Thierry Neuville ao segundo lugar, mas o plano deu errado, com o belga finalizando em terceiro.

Atual campeão mundial, o finlandês Kalle Rovanperä, da Toyota, fechou o rali na quarta colocação, seguido pelo norte-irlandês Elfyn Evans, também da montadora japonesa. Pierre-Louis Loubet foi sexto, seguido por Esapekka Lappi, Oliver Solberg, Ole Christian Velby e Sami Pajari.

Tänak lidera o Mundial com 41 pontos, contra 38 de Rovanperä e 32 de Neuville. O WRC retorna entre os dias 16 e 19 de março com o Rali do México, em León.