Tänak amplia domínio e lidera sábado de Rali no Chile. Rovanperä é 5º

O estoniano colocou 58.3s de frente para Teemu Suninen no segundo dia de provas no Chile. Na briga pelo título, Evans ficou em 4º e o líder Rovanperä fechou o top-5

Ott Tänak está perto de vencer a etapa do Chile no Mundial de Rali. Neste sábado (30), o estoniano abriu 58.3s de vantagem para Teemu Suninen e manteve a liderança no trecho até Maria de las Cruces. Mais longos, velozes, tortuosos e abrasivos, o percurso teve de contar com muita perservação nos pneus para o piloto da Ford, que mais uma vez acertou na estratégia.

Agora, Ott busca o 100% de aproveitamento com a vitória neste domingo (1º). "Tudo vem funcionado a nosso favor e, nas especiais, tivemos a vantagem de abrandar mas, quando necessário, conseguimos acelerar. Ainda não está terminado, então precisamos continuar amanhã”, disse Tanak.

Relacionadas

O top-3 ficou completo com Thierry Neuville, da Hyundai, que sofreu com um furo de pneu e terminou 1min12.2s atrás do líder. O dia chileno foi bastante preocupante para os candidatos ao título, Kalle Rovanperä e Elfyn Evans.

Elfyn Evans ficou em quarto no sábado no Chile (Foto: WRC)

Ambos chegaram com o carro bastante desgastado antes da hora do almoço. O britânico fechou a ronda em quarto, enquanto o finlandês terminou na quinta posição. Completando 23 anos de idade, Rovanperä precisa somar 28 pontos a mais que o companheiro de equipe para ser campeão com duas etapas de antecedência.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A diferença, neste momento, é de 33. Entre os construtores, a Toyota Gazoo Racing também está em uma situação difícil para conquistar o campeonato antecipado.

O trecho final conta com testes de velocidade em Las Pataguas e El Poñen, cada um conduzido duas vezes e uma breve parada de 15 minutos. Na segunda passagem, teremos o Wolf Power Stage, onde pontos bônus estão em jogo.