Mundial de Rallycross em Lydden Hill é cancelado após incêndio na garagem de Loeb

Enquanto as causas do incêndio na garagem da Special One são investigadas, o Mundial de Rallycross decidiu não realizar o evento em Lydden Hill neste sábado. RX2 e Rallycross 5 Nations seguem com a programação normal

O Mundial de Rallycross optou por cancelar suas atividades de pista neste sábado (22), depois do incêndio que destruiu os carros da Special One, equipe de Sébastian Loeb. A causa das chamas, que impediram a presença do piloto francês e de Guerlain Chicherit no grid do fim de semana, ainda estão sendo investigadas. Por isso, a organização do evento preferiu interromper o primeiro dia de ação na pista em Lydden Hill.

Uma das suspeitas é que o fogo tenha se intensificado por causa da bateria presente nos carros. Em 2023 o regulamento exige que as equipes utilizem um trem de força elétrico de 500 kW (aproximadamente 680 cv). Com a investigação em curso, existe a possibilidade de as atividades serem retomadas no domingo. A RX2 e o Rallycross 5 Nations, no entanto, não tiveram a sua programação alterada.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carros da equipe de Sebastian Loeb no Mundial de Rallycross ficaram destruídos após incêndio
As atividades de pista no sábado foram canceladas (Foto: Mundial de Rallycross)

Em nota, o Mundial de Rallycross oficializou o cancelamento das atividades em Lyden Hill no sábado.

“Após um incêndio na área de serviço da equipe Special One em Lydden Hill, as corridas do Mundial de Rallycross agendadas para amanhã (sábado, 22 de julho) não ocorrerão enquanto as investigações sobre o incêndio continuarem. O fogo começou pouco antes das 8h45 (horário local), com os bombeiros trabalhando arduamente para controlá-lo e apagá-lo o mais rápido possível. Lamentavelmente, toda a área da Special One foi incendiada, incluindo os dois carros RX1e. Não houve feridos e nenhum outro carro de corrida foi afetado”, seguiu.

“O local não estava aberto ao público, pois não havia ação de pista programada para o dia. Este incidente não afeta o FIA RX2e Championship ou o Rallycross 5 Nations, que continuará como planejado. Uma decisão sobre as corridas do World RX agendadas para domingo será tomada no sábado”, informou a organização do evento.

Loeb começou a pilotar para a Special One em 2023. Antes, o nove vezes campeão Mundial de Rali fazia parte do projeto da X44, equipe de Lewis Hamilton na Extreme E. Ele e Chicherit ocupam, respectivamente, a oitava e nona posição no campeonato com 29 e 27 pontos. Entre as equipes a Special One é a lanterna com 46 tentos.