Moraes supera Kolberg e registra melhor campanha brasileira na história do Dakar

Lucas Moraes superou marca estabelecida por Klever Kolberg em 2002 e se tornou o brasileiro com a melhor campanha da história do Dakar entre os carros

Estreante no Dakar, Lucas Moraes registrou a melhor campanha de um piloto brasileiro na história do rali. Ao término da edição 2023, neste domingo (15), o piloto da Overdrive fechou na terceira colocação, atrás do campeão Nasser Al-Attiyah e do vice Sébastien Loeb. Ele completou o percurso com o navegador alemão Timo Gottschalk, que foi vencedor da edição de 2011 com Al-Attiyah.

A marca de melhor campanha brasileira no Dakar pertencia ao gaúcho Klever Kolberg, que na edição de 2002, levou o Mitsubishi da Team BR Lubrax ao oitavo lugar no geral, em parceria com o navegador francês Pascal Larroque.

[relacionadas]

Outro brasileiro que teve campanha de destaque entre os carros é Guilherme Spinelli. Ele foi duas vezes ao top-10, e a participação mais notável foi em 2011, chegando na nona posição, também pela Mitsubishi, em parceria com o navegador brasileiro Youssef Haddad.

Lucas Moraes (Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop)

Aos 32 anos, Moraes é conhecido por ser o mais jovem vencedor da história do Sertões, quando faturou a edição de 2019 aos 29. Em 2022, venceu o rali mais importante da América do Sul pela segunda vez, junto do navegador Kaique Bentivoglio. Também no ano passado, competiu em uma etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross-Country, na Espanha.

Além de Moraes, participaram do Dakar os brasileiros Marcelo Medeiros (quadriciclos), Pâmela Bozzano (Veículos leves, T3), Enio Bozzano Junior (Veículos leves, T3), Rodrigo Luppi (UTVs, T4), Bruno Conti (UTVs, T4) e Cristiano Batista (UTVs, T4).