Líder da temporada do WRC, Ogier garante presença no Rali da Itália com Toyota

Sébastien Ogier tem revezado as etapas do Mundial de Rali com Takamoto Katsuta, mas a boa performance no início da temporada fez o francês confirmar a quarta participação em seis corridas

A Toyota anunciou, nesta terça-feira (2), que Sébastien Ogier será inscrito para a sexta etapa do Mundial de Rali de 2023, que será realizada na Itália, na Sardenha. O francês, que tem revezado em participações com Takamoto Katsuta no terceiro carro da fabricante japonesa, ocupa atualmente a liderança do WRC por ter vencido os ralis de Monte Carlo e do México, o que o faz superar Elfyn Evans — que triunfou apenas na Croácia — mesmo estando empatados com 69 pontos na classificação.

A performance neste início de temporada, aliás, pode ter sido um dos fatores motivadores para a presença de Ogier no Rali da Itália. Em 2022, o veterano de 39 anos disputou apenas seis das 13 etapas (menos da metade), ao passo que neste ano irá para a sua quarta participação em seis corridas. O revezamento foi anunciado pelo francês em 2021, após a conquista do octacampeonato, sob a alegação de que gostaria de descansar e passar mais tempo com a família. Ano passado, foi Esapekka Lappi quem ocupou o carro da lenda do rali em sete provas.

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Sébastien Ogier se tornou recordista do Rali de Monte Carlo ao vencer pela nona vez (Foto: Red Bull Content Pool)

"[Sardenha] é um lugar que aprendi a amar. No começo sofri um pouco lá, mas com o passar dos anos fui dominando cada vez mais. Pelo menos a última lembrança que eu tenho, de 2021, é muito boa, porque conseguimos vencer sendo os primeiros a sair para a estrada, e esse tipo de vitória é muito valioso porque normalmente não é possível vencer sendo o primeiro na estrada", disse Ogier.

"Provavelmente não serei o primeiro na estrada neste momento, então espero ter uma melhor posição de largada, mas ainda assim é sempre um desafio difícil. O México [a última rodada de cascalho] não faz muito tempo, mas temos uma condição muito específica aqui [na Sardenha]. Será para mim o primeiro rali no cascalho com a potência máxima, portanto, há algum trabalho no carro para tentar estar o mais pronto possível", completou.

Diante do tempo limitado para testes e diante da necessidade de não ser surpreendido na Sardenha, caso tenha a intenção de brigar por mais um título mundial, o dono do carro #17 disse que irá analisar o circuito e os componentes do carro junto aos integrantes da Toyota.

Sébastien Ogier também venceu no Rali do México e por isso está na liderança do WRC (Foto: WRC)

"Os testes são limitados, então com certeza esses dias são importantes e há muitos itens que vamos analisar com a equipe para ficarmos prontos. Neste ano haverá mais etapas longas, de 50 km e, honestamente, eu gosto disso, porque adiciona um pouco de tempero à corrida e um pouco de gerenciamento de pneus, algo que normalmente é bom para mim. Será uma corrida interessante", ponderou.

O Rali da Itália será realizado de 1 a 4 de junho com 19 estágios, que reúnem os seguintes trajetos: Olbia-Cabbu Abbas, Tantariles 20ris 1, Monte Lerno 1, Terranova 1, Tantariles 20ris 2, Monte Lerno 2, Terranova 2, Coiluna-Loelle 1, Su Filigosu 1, Erula-Tula 1, Tempio Pausania 1, Coiluna-Loelle 2, Su Filigosu 2, Erula-Tula 2, Tempio Pausania 2, Arzachena - Braniatogghiu 1, Sardenha 1, Arzachena - Braniatogghiu 2 e Sardenha 2.

Antes, porém, o Mundial de Rali vai até Portugal, em Porto, nos dias 11 a 14 de maio, para a quinta etapa da temporada — nesta oportunidade, além do atual campeão Kalle Rovanperä e Evans, a Toyota também será representada pelo japonês Katsuta, na vaga de Ogier.