Líder nos caminhões, Loprais abandona Dakar após acidente com morte de espectador

Aleš Loprais, então líder dos caminhões, está fora da disputa do Dakar 2023. O tcheco deixou a competição após um acidente fatal que vitimou Livio Sassinotti, espectador italiano, durante a nona especial na última terça-feira

Aleš Loprais, até então líder nos caminhões, teve que abandonar o Dakar 2023 após se envolver em um acidente fatal durante a nona especial na última terça-feira (10). O tcheco vinha fazendo sua rota no deserto saudita até passar por uma duna e atropelar o espectador italiano Livio Sassinotti, de 69 anos, que estava atrás da duna tirando fotos.

Sassinotti chegou a ser transportado de helicóptero para um hospital, mas acabou falecendo ainda durante o trajeto após sofrer uma parada cardíaca. Loprais só foi saber do incidente ao chegar no acampamento do rali. Devastado, o tcheco postou um vídeo em suas redes sociais explicando que não viu o italiano e afirmando que o acidente o "vai assombrar pelo resto da vida".

[relacionadas]

"Trago uma notícia muito ruim, da qual fui informado quando retornava. Já estava deitado quando os comissários do Rally Dakar me mostraram um vídeo da corrida, em que acidentalmente atropelei um homem que tirava fotos de sua esposa atrás de nós. Ele se machucou, sentiu náuseas e tonturas nas duas ou três horas seguintes e teve um infarto a caminho do hospital. Uma vida humana acabou por minha culpa, indiretamente, porque eu estava no volante", disse Aleš em vídeo divulgado nas suas redes sociais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1-1024x683.jpg" alt="" class="wp-image-642499" />
Ales Loprais era o líder dos caminhões no Dakar (Foto: Dakar)

"Tenho que admitir que nem eu, nem minha tripulação nos demos conta. Temos o vídeo de bordo e outros que provam isso. Mas isso não muda o fato que uma vida foi encerrada. O homem era italiano, mas não sei seu nome devido à investigação. Um homem de 69 anos que veio assistir ao Dakar e infelizmente se encontrava bem atrás dessa duna e não o vimos, nenhum de nós. Quero expressar minhas mais sinceras condolências à sua família e amigos. Lamento muito este acidente, que vai me assombrar pelo resto da minha vida", concluiu o piloto tcheco.

A organização do Dakar divulgou um comunicado em suas redes sociais anunciando a saída de Loprais da disputa. O comunicado explica que o piloto da Instaforex Loprais se retirou para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades locais.

"Aleš Loprais não vai poder continuar na disputa do Dakar 2023 após o acidente fatal de ontem envolvendo um espectador italiano. Loprais, que era o líder da classificação geral dos caminhões até o momento, só foi informado da trágica notícia quando chegou ao acampamento na última noite", afirmou a organização do rali.

"Devastado pelo infeliz incidente, o piloto tcheco imediatamente apoiou as autoridades locais em sua investigação. Como resultado, ele não pôde continuar na corrida. Os organizadores do rali se juntam a ele para oferecer suas condolências à família e aos amigos do espectador, Livio Sassinotti", concluiu o comunicado oficial do Dakar.