Ken Block, 1967-2023

Ken Block faleceu nesta segunda-feira (2), vítima de um acidente com snowmobile em seu rancho em Utah, nos Estados Unidos. Americano ficou famoso por marca de calçados esportivos, trajetória no rali e vídeos no youtube

Ken Block marcou uma geração de entusiastas de carros e de automobilismo e deixa um legado enorme. O americano faleceu nesta segunda-feira (2) aos 55 anos, vítima de um acidente de snowmobile (veículo próprio para neve semelhante a uma moto) em seu rancho em Utah, nos Estados Unidos. Block morreu no local, em decorrência dos ferimentos.

Nascido em Long Beach, na Califórnia, em 21 de novembro de 1967, Ken começou sua trajetória no mundo esportivo de uma forma diferente: com roupas e acessórios. O americano foi um dos fundadores da DC Shoes em 1994, marca especializada em calçados esportivos e muito atrelada ao skate e ao snowboard, dois esportes que praticava.

[relacionadas]

O sucesso da DC abriu oportunidades para Block, que começou a explorar novas oportunidades e novos esportes que trouxessem o mesmo nível de adrelina. Com todos os diferentes elementos que apresenta, o rali acabou sendo extremamente chamativo para o americano, que tinha como herói o escocês Colin McRae, campeão do Mundial de Rali em 1995.

"Eu cresci andando de bicicleta, na terra, e de snowboard e skate. Então, quando eu vi o rali, e eles correndo na neve, na areia, no cascalho, pulando e deslizando, foi muito apelativo para mim", contou Block em entrevista ao canal OctaneAcademy. "Então, quando eu consegui pegar as chaves dos meus pais e eventualmente as minhas próprias, eu tentava deslizar, fazer drift e puxar o freio de mão", relembrou o americano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ken Block teve uma longa carreira no rali (Foto: Reprodução)

Ken começou então sua carreira no automobilismo em 2005 após vender sua parte da DC Shoes, com a equipe Vermont. Sua primeira aparição foi em Michigan, na primeira etapa do Rally America, onde conquistaria três vice-campeonatos em 2006, 2008 e 2013. A partir de 2006, Block também passou a competir no ralicross nos X Games, acumulando cinco medalhas, sendo três de prata e duas de bronze.

O americano passou então a disputar algumas etapas do Mundial de Rali, competindo no Rali do México e da Nova Zelândia em 2007. Sua última aparição no WRC foi em 2018 na Espanha, tendo como melhor resultado um sétimo lugar no Rali do México de 2013.

A habilidade de Block no drift passou a ser explorada nas redes sociais. O americano iniciou uma série no Youtube em 2008 chamada de Gymkhana, na qual fazia manobras ousadas em pistas de aviões, construções e máquinas. Os vídeos atraíram milhões de visualizações em pouco tempo e chegaram a ter grandes produções, com Ken realizando manobras em Dubai, na França e até mesmo nos estúdios da Universal em Hollywood.

Ken também fez diversas aparições na televisão, com destaque para alguns especiais para o programa Top Gear. As produções do americano cresceram, com um financiamento cada vez maior e sempre buscando trazer o lado perigoso e cinematográfico do mundo do automobilismo em locais exóticos, algo que não é encontrado em corridas tradicionais.

Ken Block não resistiu aos ferimentos e morreu no local (Foto: Reprodução)

Em 2010, Block criou sua própria equipe com apoio da Monster, marca de energéticos, para disputar campeonatos de rali e ralicross com uma parceria com a Ford. O time foi rebatizado para Hoonigan Racing Division alguns anos depois. Com ela, o americano chegou a conquistar um pódio na Noruega no Mundial de Ralicross e venceu a etapa da Noruega de Ralicross em 2014. O time também preparou os históricos carros utilizados na Gymkhana pelo #43.

Ken se tornou uma das principais caras do mundo do rali e do drift e, com isso, apareceu em diversos videogames. Alguns de seus carros também aparecem nos jogos, como é o caso da série Forza, que incluiu bólidos da Hoonigan em algumas de suas produções.

A morte de Block foi anunciada pelo gabinete do xerife do condado de Wasatch. A equipe Hooningan também se manifestou nas redes sociais assim que a morte de Ken foi constatada. “É com nosso profundo pesar que confirmamos que Ken Block faleceu em um acidente de snowmobile hoje. Ken era um visionário, um pioneiro e um ícone. E, mais importante, um pai e marido. Sua falta será incrivelmente sentida. Por favor, respeitem a privacidade da família neste momento de luto”. Block deixa a esposa, Lucy, e três filhos.