Rovanperä varre especiais de domingo e vence Rali da Estônia pela 3ª vez consecutiva

Kalle Rovanperä faturou 15 das 21 especiais do Rali da Estônia e venceu o evento pela terceira vez seguida. Thierry Neuville completou em segundo, a 52s7 do finlandês

Kalle Rovanperä beirou a perfeição no Rali da Estônia, realizado neste final de semana e válido pela oitava etapa do WRC. Após vencer todas as especiais de sábado, o jovem finlandês seguiu implacável neste domingo (23), vencendo os estágios restantes da competição.

Para se ter uma ideia do domínio, Rovanperä chegou ao final com 52s7 de vantagem sobre Thierry Neuville, da Hyundai, que ameaçou mesmo só no primeiro dia, conseguindo fechar as oito primeiras especiais apenas 3s atrás do representante da Toyota. Ao todo, Kalle venceu 15 dos 21 estágios na Estônia, alcançando o terceiro triunfo consecutivo no evento.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Thierry Neuville foi quem mais se aproximou de Rovanperä, porém só na sexta-feira (Foto: WRC)

"Para o campeonato, este é um lugar muito importante para se somar bons pontos, e o plano era exatamente esse. É o meu evento favorito do calendário, então sabíamos que tínhamos de pressionar aqui, e tudo correu bem", disse o piloto de 22 anos.

Esapekka Lappi completou o pódio em terceiro com mais um Hyundai, 6s8 atrás de Neuville. Elfyn Evans (Toyota) ficou em quarto, a 7s3 de Lappi. Teemu Suninen trouxe o terceiro Hyundai para o top-5, com Pierre-Louis Loubet superando Takamoto Katsuta no último dia de competição e completando em sexto.

Companheiro de Loubet na M-Sport, Ott Tänak teve problemas ainda no shakedown de quinta-feira e precisou trocar motor no último minuto, recebendo uma punição de 5min antes mesmo da primeira especial. O estoniano, então favorito para vencer em casa, completou com o carro da Ford em o oitavo. Andreas Mikkelsen e Sami Pajari fecharam o top-10.

A próxima etapa do Mundial de Rali acontece na Finlândia, entre os dias 3 e 6 de agosto. Rovanperä lidera a temporada 2023 com folga.