Rovanperä renova com Toyota após bi e compete de forma parcial no WRC 2024
Depois de garantir o bicampeonato mundial do WRC, Kalle Rovanperä renovou com a Toyota para uma participação parcial em 2024. Elfyn Evans, Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta também seguem com a equipe japonesa, campeã das últimas três temporadas da categoria
Tricampeã consecutiva de Construtores do WRC, a Toyota anunciou que renovou os contratos de Kalle Rovanperä, Elfyn Evans, Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta depois de mais uma temporada dominante, que terminou com um 1-2-3 da equipe no Rali do Japão — que encerrou o ano da categoria. Apesar da renovação, o finlandês — atual bicampeão da modalidade — decidiu que vai competir apenas de forma parcial no ano que vem.
Segundo Rovanperä, a decisão partiu da vontade de "recarregar as baterias" depois de duas temporadas exigentes, nas quais garantiu seus dois primeiros títulos do WRC de forma dominante. O piloto ainda não decidiu quais etapas disputará em 2024, mas estará de volta de forma integral em 2025.
"Estou realmente animado por ter assinado um contrato de múltiplos anos com a Toyota e por continuar a trabalhar com a equipe", celebrou Kalle. "No ano que vem, estarei apenas em alguns eventos, e a principal razão para isso é que estou pilotando carros de rali há 15 anos seguidos", apontou.
"É um longo tempo e, apesar de as últimas temporadas terem sido incríveis, também foram bastante exigentes mental e fisicamente. Então, acho que seria um bom momento para recarregar as baterias e voltar de forma integral para lutar pelo campeonato mais uma vez", disse.
Chefe da Toyota, Jari-Matti Latvala admitiu que não havia motivos para alterar a formação da equipe depois de mais um ano de sucesso em 2023. O time japonês encerrou a temporada com oito vitórias e 548 pontos somados, contra 432 tentos da vice Hyundai — que triunfou apenas nos Ralis da Itália-Sardenha e Europa Central.
"Estamos muito felizes por manter nossa line-up vitoriosa de pilotos para o futuro. É ótimo saber que temos um esquadrão tão forte de pilotos, que se sentem confortáveis em nosso carro e querem continuar trabalhando com a equipe. A programação de Kalle [Rovanperä] será um pouco diferente em 2024, mas o importante é que ele segue como piloto Toyota e quer continuar com a equipe", destacou.
"Ainda que seja jovem, ele tem pilotado carros de rali em alto nível por muito tempo e sente que uma campanha parcial seria a melhor coisa neste momento, para que possamos vislumbrar mais temporadas inteiras juntos no futuro", explicou.
Além de Rovanperä, Latvala ressaltou a importância das renovações de Evans, vice-campeão da temporada, e Ogier, que também disputou o campeonato de forma parcial em 2023. Participante de oito ralis este ano, o francês octacampeão do mundo venceu as etapas de Mônaco, México e Quênia, enquanto Elfyn triunfou na Croácia, na Finlândia e no Japão.
Depois de assegurar seu primeiro pódio no WRC este ano, no Rali da Finlândia, Katsuta teve o contrato renovado para um campeonato completo em 2024 e também arrancou elogios do chefe.
"Também é ótimo que 'Seb' [Ogier] continue conosco. Isso significa que, junto a Kalle, teremos dois multicampeões em nossa defesa do Mundial de Construtores. Elfyn [Evans] mostrou novamente este ano que pode vencer ralis e competir por campeonatos, e sabemos que ele dará o máximo em cada etapa", ressaltou.
"'Taka' [Katsuta] provou no Rali da Finlândia que pode estar entre os melhores nas provas mais velozes, e espero que possamos vê-lo como um competidor por pódios em praticamente todos os ralis da próxima temporada", completou Latvala.
A temporada 2024 do WRC está prevista para começar no dia 28 de janeiro, com o Rali de Monte Carlo, em Mônaco. A categoria ainda vai passar por Suécia, Quênia, Croácia, Portugal, Itália-Sardenha, Polônia, Letônia, Finlândia, Grécia, Chile, Europa Central e Japão. México e Estônia, por outro lado, deixaram o calendário para o ano que vem.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!