Rovanperä conta com sorte e toma liderança do Rali Acrópole da Grécia no sábado

Kalle Rovanperä viu Thierry Neuville e Seásbtien Ogier saírem da briga com problemas de suspensão e chegou perto da vitória na Grécia

O líder da temporada do WRC 2023, Kalle Rovanperä, teve um dia de muita sorte neste sábado (9), no Rali Acrópole da Grécia. O piloto da Toyota, que vira os rivais se afastarem na frente ao fim da sexta-feira, contou com azar dos maiores oponentes do evento para fechar o penúltimo dia do off-road na liderança.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

Na realidade, Rovanperä praticamente assegurou a vitória no evento grego ao fim do sábado. A vantagem que carrega para Dani Sordo, o segundo colocado, é de 2min04s. E isso após terminar a sexta-feira 25s atrás do líder, na terceira colocação.

Mas como isso aconteceu? Os dois rivais principais, Thierry Neuville e Sébastien Ogier, tiveram problemas de suspensão. Neuville abandonou o sábado logo na primeira especial e entregou a liderança, àquela altura, para Ogier. Mas Rovanperä era bem rápido e encostava. O dia contou com boas brigas entre ambos.

F1-2-1024x576.jpg" alt="" class="wp-image-727770" />
Sébastien Ogier teve problemas no fim do sábado (Foto: WRC)

Foi na última especial das seis disputadas no sábado que Ogier teria um problema da mesma ordem, ainda com furo de pneu. Como estava perto do fim, conseguiu levar o carro até o final, mas já 9min atrás de Kalle.

"Foi uma briga legal [com Ogier]", contou Rovanperä. Claro que não é fácil disputar assim com Seb, porque estou na briga pelo campeonato. Mas tivemos um bom dia, fomos velozes e conseguimos manter o carro inteiro", comentou.

Somente 5s atrás de Sordo, o terceiro colocado foi Elfyn Evans. A diferença para Ott Tänak, quarto colocado, já foi de quase 5min. Esapekka Lappi, que teve problemas na sexta-feira, consegue aparecer na quinta colocação de maneira inesperada. Takamoto Katsuta, Andreas Mikkelsen, Gus Greensmith, Ogier e Yohan Rossel finalizam o top-10.

O domingo conta com as três especiais finais para que o vencedor do Rali Acrópole da Grécia seja definido. No momento, após nove das 13 etapas do WRC 2023, Rovanperä lidera com 170 pontos contra 145 de Evans e 134 de Neuville. Depois do Rali Acrópole da Grécia, o campeonato ainda visita Chile, Alemanha e Japão.

Carro de Chandhok pegou fogo durante evento (Vídeo: Sky Sports)