Rovanperä confirma vitória em caótico Rali Acrópole da Grécia e põe mão na taça do WRC

Kalle Rovanperä foi apenas um dos dois pilotos do WRC1 que completou o Rali Acrópole da Grécia sem atrasos num dos quatro dias de evento

Passo a passo, Kalle Rovanperä se aproxima do bicampeonato mundial do WRC. O piloto da Toyota confirmou, na manhã deste domingo (10), a vitória no Rali Acrópole da Grécia que já havia adiantado ontem. No meio de um monte de problemas com candidatos à vitória, não houve quem desafiasse Rovanperä no quarto e último dia de competição.

Um destaque importante para entender o quão problemático foi o off-road grego é que, dos 15 pilotos que entraram na disputa pela classe principal do WRC, somente dois conseguiram completar os quatro dias sem algum grave atraso ou abandonar um estágio.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Depois de cinco especiais na sexta-feira e seis no sábado, o domingo contou somente com um turno de competição — a manhã — e três especiais. O evento já havia começado dramático com a chuva torrencial casa pelo ciclone Daniel, tido por meteorologistas como o pior a atingir o país desde que as medições começaram, em 1930. Apesar das tempestades pararem, o impacto sobre o já difícil terreno lotado de cascalho estava feito.

Rovanperä precisou apenas controlar a situação, visto que começou o domingo com mais de 2min de vantagem. No fim das contas, fechou com 1min31s de frente para o segundo colocado, Elfyn Evans. Dani Sordo, que terminara o dia anterior o segundo lugar, caiu para terceiro.

F2-1-1024x576.jpg" alt="" class="wp-image-728185" />
Kalle Rovanperä está próximo de se tornar bicampeão mundial de rali (Foto: WRC)

"Claro que é um grande alívio. Depois de um rali difícil na Finlândia, precisávamos voltar à briga agora — ainda que eu não tenha saído. Tivemos desempenho forte, largamos na frente e terminamos na frente, o que é muito legal. Guiamos de maneira inteligente e atacamos quando devíamos", falou Rovanperä.

Ott Tänak, Esapekka Lappi, Takamoto Katsuta, Andreas Mikkelsen, Gus Greensmith, Yohan Rossel e Sébastien Ogier finalizaram o top-10. Thierry Neuville fechou no 18º lugar. No sábado, tanto Neuville quanto Ogier tiveram quebras de suspensão enquanto lideravam a competição.

Rovanperä tem 200 pontos na classificação do campeonato e é seguido por Evans, com 167, 33 tentos atrás. Neuville e Tänak, respectivamente com 134 e 119, são os outros dois únicos acima da marca centenária.

Com isso, Rovanperä tem chances de conquistar o título já na próxima etapa, o Rali do Chile, marcado para entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Para isso, Kalle precisa terminar 50 pontos acima do segundo colocado. Precisa, por exemplo, vencer e que Evans seja no máximo sétimo colocado. Ou ficar em segundo e o rival, fora do top-10.

Após o Chile, temporada passa para o Rali da Europa, na Alemanha, e encerra no Rali do Japão, em novembro.

AMEAÇA? Como Alfa Romeo na F1 AFETA interesse da Andretti em FELIPE DRUGOVICH? | GP às 10