Hyundai anuncia ex-diretor técnico da Williams para posto em programa do WRC

François-Xavier Demaison foi diretor da Volkswagen nos anos de domínio da fábrica alemã no WRC e recentemente trabalhou na Williams. Agora, engenheiro estará na Hyundai

A Hyundai Motorsport anunciou, na última quarta-feira (24), a contratação do engenheiro François-Xavier 'FX' Demaison para o posto de diretor-técnico no time do Mundial de Rali. A contratação acontece pouco tempo depois do chefe de equipe Cyril Abiteboul pedir a chegada de um líder técnico.

Demaison tem um currículo de sucesso no rali. Ele era o diretor técnico da Volkswagen na época de domínio da marca alemã no WRC, com os títulos de Sébastien Ogier entre 2013 e 2016, antes da fábrica anunciar a saída do Mundial.

FX também é conhecido pelo recente trabalho que teve na Williams. Pela equipe de Fórmula 1, o engenheiro reatou a parceria com Jost Capito, ex-chefe da Volkswagen. A permanência no time de Grove durou quase dois anos, até a saída ao fim de 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Hyundai tem novo diretor técnico (Foto: WRC)

"Estou muito ansioso para começar este novo papel com a Hyundai Motorsport. Adoro este desafio e estou ansioso para trabalhar com pessoas que já alcançaram grandes coisas no WRC e em outros programas de corrida", declarou.

A Hyundai comentou que FX vai lidar com diversos departamentos de desenvolvimento de esporte a motor dentro da fábrica, inclusive mencionando apoio ao presidente Sean Kim e ao chefe de equipe Cyril no futuro da montadora no esporte a motor. O nome da Hyundai é ligado ao WEC nas semanas mais recentes.

Na temporada 2023 do WRC, a Hyundai compete com um i20 N Rally 1, e tem como pilotos o finlandês Esapekka Lappi, o espanhol Dani Sordo e o belga Thierry Neuville. A próxima etapa do WRC será o Rali da Itália Sardenha, entre os dias 1 e 4 de junho.