Chicherit surpreende e vence terceira especial do Dakar interrompida por chuva

Guerlain Chicherit surpreendeu e garantiu a vitória no terceiro dia de Dakar 2023 em especial interrompida por chuva e falta de segurança. Nasser Al-Attiyah é o novo líder geral

3ª etapa: Alula - Ha'il
Deslocamento: 221 km
Trecho cronometrado: 447 km
Percurso total: 668 km
Trecho percorrido: 377 km

A terceira especial do Dakar 2023, disputada nesta terça-feira (3), teve um vencedor inédito entre os carros. O francês Guerlain Chicherit, da Prodrive, venceu a especial disputada entre Alula e Ha'il, na Arábia Saudita, que acabou encurtada por conta das condições climáticas ruins.

[relacionadas]

A especial era esperada para ter 447 km de trecho cronometrado. Com chuva, a liderança chegou a estar nas mãos de Yazeed Al Rajhi e Henk Latefan, mas Chicherit assumiu a ponta por volta do km 240.

Às 14h25 do horário local, os organizadores determinaram que a especial seria encerrada por não conseguirem garantir a segurança dos competidores. Como um número de motociclistas já tinham completado, um cálculo foi feito para determinar a distância e o pontos de outras categorias, e interrompendo os carros e caminhões no km 377.

Ao fim, Chicherit completou a especial com o tempo de 3h22min59, O segundo lugar ficou com o argentino Orlando Terranova, seguido pelo saudita Yazeed Al Rajhi, ambos se beneficiando de punição. O holandês Erik Van Loon foi o quarto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Dakar teve dia marcado por chuva (Foto: Dakar)

O brasileiro Lucas Moraes, da Overdrive, fechou a terceira especial na 15ª colocação. Ele até chegou a completar o percurso em nono, mas com tempo adicionado por punição, acabou caindo para fora do top-10.

A classificação dos carros tem um novo líder geral. O catari Nasser Al-Attiyah, quatro vezes vencedor do Dakar e o atual campeão, assumiu a ponta mesmo terminando a terceira especial apenas na 13ª colocação. Por conta de punições, foi promovido ao quinto lugar. O espanhol Carlos Sainz, que era o ponteiro até ontem, teve problemas e chegou a ficar 30 minutos parado no percurso, terminando a especial apenas na 39ª colocação.

A classificação parcial coloca Al-Attiyah com 13 minutos de vantagem para Al-Rahji. Petershansel é o terceiro colocado, 21 minutos atrás.

Marek Goczal vence entre os UTVs e amplia vantagem no Dakar

Entre os UTVs, a vitória ficou mais uma vez nas mãos do polonês Marek Goczal, da Can-Am, que completou o percurso interrompido em 4h20min45s. Ele bateu o brasileiro Cristiano Batista, que liderou a maior parte da prova, mas acabou ficando atrás de Goczal na reta final. A terceira posição ficou nas mãos do lituano Rokas Baciuška.

Outro brasileiro que se destacou na prova foi Rodrigo Luppi de Oliveira. Em parceria com Maykel Justo, ele liderou a parte inicial da especial e finalizou na quarta colocação. Bruno Conti de Oliveira foi sétimo, atrás do saudita Yasir Seaidan e do espanhol Gerard Farrés.

A vitória de Goczal ampliou a vantagem na liderança nos UTVs. Agora, são 11s de vantagem para o brasileiro Rodrigo Luppi.

O Dakar retorna nesta quarta-feira com a primeira das duas especiais em Ha'il, que terá 425 km de percurso e 573 no total contando o deslocamento.