Contardo vence primeira especial do Dakar 2023 nos protótipos. Baciuska vence nos UTVs

Francisco ‘Chaleco’ López Contardo, atual vencedor nos protótipos leves, venceu a primeira especial do Rali Dakar realizada na manhã deste domingo (1). Nos UTVs de produção, o lituano Rokas Baciuska triunfou novamente

1ª especial – Sea Camp – Sea Camp
Deslocamento:
 234 km
Trecho cronometrado: 367 km
Percurso total: 611 km

O chileno Francisco ‘Chaleco’ López Contardo venceu a primeira especial dos protótipos leves do Rali Dakar 2023 realizada na manhã deste domingo (1). O atual campeão da categoria completou os 367 quilômetros cronometrados em 3h48min36. O belga Guillaume de Mevius, da Grallyteam, fechou na segunda posição, exatamente dois minutos depois do líder. Seth Quintero, companheiro de Red Bull de Contardo, terminou na terceira posição com a marca de 3min51s56.

[relacionadas]

O americano Austin Jones, que tem o brasileiro Gustavo Gugelmin como parceiro, terminou na quarta posição, seguido por Ignacio Casale. João Ferreira, Mitchell Guthrie, Helder Rodrigues, Jean-Luc Ceccaldi-Pisson e Cristina Gutiérrez Herrero completaram os dez primeiros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Rokas Baciuska é o líder nos UTVs (Foto: Red Bull Content Pool)

Nos UTVs, outra vitória da Red Bull e de Rokas Baciuska, que já havia triunfado no prólogo no sábado. O lituano completou a primeira especial com o tempo de 4h38s, com dois minutos e seis segundos de vantagem para o polonês Eryk Goczal, da equipe Energylandia. O espanhol Pau Navarro, que tem o francês Adrien Metge como companheiro, foi o terceiro com a marca de 4h4min10s.

O polonês Michal Goczal foi o quarto colocado, seguido pelo brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira, que encerrou a etapa com o tempo de 4h7min9s, a seis minutos e 31 segundos do líder. Rodrigo liderou até o quilômetro 88, mas depois acabou perdendo a vantagem inicial.

O espanhol Juan Miguel Fidel Ferrero foi o sexto, seguido por Jeremías Gonzalez Ferioli, Marek Goczal e outro brasileiro, Bruno Conti de Oliveira. O piloto da South Racing fez a especial em 4h13min18s, completando com uma desvantagem de mais de 12 minutos para o líder. O espanhol Gerard Farres Guell fechou os dez primeiros da manhã deste domingo.

O Rali Dakar retorna nesta segunda-feira (2), para a segunda especial de 2023 saindo de Sea Campe em direção a Alula, com um total de 430 quilômetros cronometrados.