Ford anuncia participação no Dakar 2024 e projeta briga por título no ano seguinte

A Ford levará para o Dakar o seu Ranger Raptor T1+, e o objetivo para 2024, nas palavras do chefe Mark Rushbrook, é "terminar e aprender" mais sobre o chamado 'maior rali do mundo' para, no ano que seguinte, "competir e vencer"

A Ford vai ampliar o seu campo nas competições automobilísticas no ano que vem. A montadora americana anunciou quarta-feira (14) que vai participar da edição de 2024 do Rali Dakar com uma versão do seu Ranger Raptor T1+ em colaboração com a equipe sul-africana Neil Woolridge Motorsport (NWM) e a inglesa M-Sport.

O programa será lançado em estágios, e o objetivo é chegar em 2025 brigando pelo título. Para o próximo ano, porém, a NWM, que já é parceira da Ford em outras competições, prepara um Ranger movido por um motor Ecoboost de 3,5 litros baseado no modelo da geração anterior.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Ford tem uma participação vitoriosa no WRC com a M-Sport (Foto: WRC)

A expectativa é que um novo Ranger seja desenvolvido para daqui a dois anos. Nas palavras do chefe da Ford Performance — a divisão de automobilismo da marca —, Mark Rushbrook, "é um verdadeiro teste para entendermos o que o veículo precisa para ter sucesso".

"Sabemos que é um grande empreendimento que estamos assumindo, e não é algo em que vamos simplesmente aparecer e ter sucesso. Certamente, estamos fazendo a nossa lição de casa com isso. Neil Wooldridge tem um veículo pronto baseado no Raptor da geração anterior, e vamos levá-lo para competir no Dakar em janeiro de 2024", acrescentou, reforçando que essa primeira competição terá um único objetivo: "Terminar e aprender."

"Precisamos aprender sobre a logística, o acampamento, a movimentação quase diária, quais caminhonetes e qual apoio é necessário para se ter sucesso lá", seguiu Rushbrook. "Nosso plano é ter uma caminhonete de teste totalmente nova no início de 2024, que continuará sendo testada e desenvolvida com a intenção de retornar em janeiro de 2025 para 'competir e vencer'", garantiu.

Malcolm Wilson, diretor-administrativo da M-Sport, destacou que o Dakar "está no auge dos eventos globais de corridas off-road".

"Alcançamos grande sucesso ao longo dos anos com a Ford em corridas de rali no WRC e estamos ansiosos para aplicar o mesmo nível de foco, energia e esforço para competir com o Ranger no Dakar", concluiu.