FIA revela conversas preliminares para trazer Subaru de volta ao WRC

Afastada do Mundial de Rali desde 2008, a Subaru está no radar da FIA para retornar ao WRC como montadora. Mohammed Ben Sulayem revelou conversas com presidente da Toyota

Tricampeã mundial de Construtores no Mundial de Rali, a marca japonesa Subaru está afastada do WRC desde 2008, por efeito da crise mundial econômica. Focada em pequenos ralis nos Estados Unidos, a empresa está em conversas preliminares para voltar a disputar a elite da modalidade.

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem confirmou que as conversas acontecem com ajuda de Akio Toyoda, presidente da Toyota, que busca adicionar novas marcas ao WRC. Atualmente, além da fábrica japonesa, também estão no grid a Ford e a Hyundai.

Relacionadas

"Não é segredo que tive uma boa reunião com o Sr. Akio Toyoda e perguntei o que poderíamos fazer para atrair fábricas ao WRC. E ouvi alguém que é apaixonado e mencionou a Subaru. Eles têm uma porcentagem e vão apoiar a entrada. E sinto que alguém como ele fala com confiança", disse Ben Sulayem durante o Rali Acrópolis da Grécia, no último fim de semana.

F1-3-1024x576.jpg" alt="" class="wp-image-728186" />
Toyota pode ter papel em retorno da Subaru ao WRC (Foto: WRC)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O desejo da FIA é de ter quatro fábricas disputando o WRC. Apesar da presença de Toyota e Hyundai, a Ford funciona em parceria com a marca M-Sport. O órgão também acredita que a próxima mudança de regulamento, agendada para 2027, possa dar uma janela de retorno para a Subaru.

"Vejo sinais positivos do presidente da Toyota em convencer a Subaru a voltar e fornecer os motores, que é o problema deles. Não é sobre o carro, o problema está no motor. E posso ver sinais de otimismos", completou Ben Sulayem.

A Subaru consagrou três campeões mundiais em sua passagem pelo WRC: Colin McRae, em 1995; Richard Burns, em 2001, e Petter Solberg, em 2003. O Mundial realizou a etapa da Grécia no último fim de semana, vencida por Kalle Rovanperä. O próximo compromisso será entre 28 e 1 de setembro, no Chile.