FIA decide retirar #43 da temporada 2023 do Mundial de Rali após morte de Ken Block

Nas palavras o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, remover o #43 da temporada 2023 do WRC é uma "forma apropriada" de homenagear Ken Block, que morreu na última segunda-feira (2)

A organização do Mundial de Rali decidiu retirar o #43 da temporada 2023 em respeito a Ken Block. O piloto americano morreu na última segunda-feira (2), aos 55 anos, após sofrer um acidente de snowmobile em seu rancho em Utah, nos Estados Unidos.

Nas palavras do presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, remover o #43 da competição é uma forma adequada de homenagear Block, a quem chamou de "verdadeira lenda".

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ken Block não resistiu aos ferimentos e morreu no local (Foto: Reprodução)

"Dada a enorme contribuição do nosso grande amigo Ken Block ao automobilismo e o fato de ter sido tão respeitado em todo o mundo, é totalmente apropriado que seu #43 seja retirado durante a temporada 2023 do WRC", disse Sulayem.

"Embora pequeno, esperamos que esse gesto traga algum conforto para sua família e seus amigos neste momento. Ken era uma verdadeira lenda, e a memória dele viverá conosco para sempre", acrescentou o dirigente.

Jona Siebel, diretor-administrativo do WRC, ressaltou ainda que "o impacto que Ken teve nos ralis levou o esporte a um público totalmente novo e que não pode ser subestimado".

"Para Ken, o envolvimento dos fãs era fundamental, o que o tornou uma figura amada do WRC. Esportivamente, retirar o #43 — um número que é sinônimo do Ken — é o nosso pequeno gesto em respeito à família, amigos e fãs", completou.

Block andava de snowmobile (veículo próprio para a neve semelhante a uma moto) em uma encosta íngreme quando o veículo capotou e caiu por cima dele. A equipe de resgate foi acionada, mas o piloto não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Além das competições de rali, onde Block alcançou popularidade, ele também se destacou pela série de vídeos Gymkhana, que acumulou milhões de visualizações no YouTube, em que pilotava em pistas perigosas e com obstáculos. Ken deixou a esposa, Lucy, e três filhos.