Evans toma liderança na sexta-feira de Rali da Finlândia após capotagem de Rovanperä

No segundo dia, Elfyn Evans terminou o décimo estágio com vantagem de 6s9 sobre Thierry Neuville. Apesar da capotagem, Rovanperä e seu navegador saíram ilesos do acidente

A partir do estágio oito, Elfyn Evans ultrapassou Kalle Rovanperä e dormiu a sexta-feira (4) na liderança da etapa da Finlândia do Mundial de Rali. Depois de ficar a 5s atrás do atual campeão ao final da sétima sessão na floresta finlandesa, o britânico da Toyota contou com a capotagem do companheiro finlandês para terminar o dia à frente de Thierry Neuville, segundo colocado. Apesar do forte acidente, Rovanperä e seu navegador, Jonne Halttunen, saíram ilesos do destruído carro.

Líder do Mundial de Rali em 2023 com 55 pontos de vantagem sobre Evans, Rovanperä estava com ampla vantagem no segundo dia da etapa da casa. Entretanto, a 11,5 km da segunda sessão, que iniciou a cronometragem desta sexta-feira, o finlandês cometeu um raro erro e protagonizou uma impressionante sequência de capotagem.

Relacionadas

Com o forte impacto na floresta localizada na região central da Finlândia, o Toyota #69 perdeu uma roda traseira. O acidente tirou a chance de Rovanperä vencer pela terceira vez na temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kalle Rovanperä capotou o seu Toyota no sétimo estágio (Vídeo: WRC)

Em contrapartida, Evans, que ocupava o segundo lugar na classificação geral, herdou a liderança de seu companheiro de equipe e completou as duas etapas restantes sem erros, terminando o dia à frente de Thierry Neuville, da Hyundai, com 6s9 de vantagem. "Em geral, foi um dia razoável", afirmou Evans, após o segundo dia. "Estamos bastante satisfeitos em geral e, obviamente, ainda temos muita pilotagem pela frente amanhã."

Quarto lugar no Mundial de Rali e primeiro colocado na primeira sessão realizada na quinta-feira, Ott Tänak, teve problemas no motor do seu Ford #8 e também despencou na cronometragem do segundo dia.

Completaram o top-5 do segundo dia na Finlândia, o japonês da Toyota, Takamoto Katsuta, em terceiro, e os finlandeses Teemu Suninen, da Hyundai, em quarto, e Jari-Matti Latvala, da Toyota, em quinto.

Neste sábado, os pilotos e navegadores disputam mais 8 estágios do total de 22 da etapa da Finlândia.