Evans domina terceiro dia e fica próximo da vitória no Rali da Finlândia de 2023
Com melhor desempenho no traçado molhado, Elfyn Evans abriu 32s de vantagem sobre Thierry Neuville restando apenas um dia de competição na floresta finlandesa
Elfyn Evans dominou os oito estágios do terceiro dia e aumentou a vantagem sobre Thierry Neuville, segundo colocado, na liderança do Rali da Finlândia, evento que faz parte da temporada 2023 do WRC. Neste sábado (5), o inglês da Toyota apresentou um melhor desempenho no traçado molhado e terminou o dia com a vantagem de 32s1 sobre o belga da Hyundai. Assim como aconteceu na sexta-feira, Takamoto Katsuta, também da Toyota, fechou o top-3, agora com 1min28s de desvantagem para o líder.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O 11º estágio, primeiro cronometrado no terceiro dia de Rali da Finlândia, foi chuvoso. O clima úmido na floresta finlandesa ajudou Evans a abrir 11s de vantagem sobre Neuville, que sofreu com os pneus e patinou no trecho.
Nos sete estágios seguintes, a distância entre o britânico e o belga só aumentou, o que deixou Evans em posição favorável para conquistar a segunda vitória na temporada e se aproximar do líder e atual campeão, Kalle Rovanperä, ainda líder. O finlandês, aliás, capotou na sexta-feira e disperdiçou a chance de vencer em casa.
"Obviamente, é uma posição agradável de se estar, mas, é claro, ainda há mais estágios amanhã. Agora, a atenção está voltada para isso, e tentaremos continuar fazendo o mesmo", afirmou Evans, após o sábado.
Mesmo mais atrás na disputa com Evans e com dificuldades para ajustar completamente a configuração de seu Hyundai nas condições chuvosas, Neuville foi mais rápido do que o restante do pelotão. O belga abriu larga vantagem de 55s7 sobre Katsuta, terceiro colocado.
Os finlandeses Teemu Suninen, da Hyundai, em quarto, e Jari-Matti Latvala, da Toyota, em quinto, completaram o top-5 do terceiro dia de Rali da Finlândia.
Neste domingo, os pilotos e navegadores retornam à floresta para a disputa do último dia da nona etapa do Mundial de Rali.