Evans bate Neuville e fecha primeiro dia do WRC no Japão na liderança

Galês da Toyota encontrou o ritmo perfeito na parte final da prova em Nagoya e terminou 3s à frente de Thierry Neuville. Campeão do WRC em 2022, Kalle Rovanperä ficou em terceiro

Elfyn Evans abriu a etapa final do Mundial de Rali 2022 na liderança. Nesta sexta-feira (11), o galês da Toyota bateu o belga Thierry Neuville, da Hyundai, por 3s e fechou a disputa na ponta no Japão.

A Terra do Sol Nascente voltou ao calendário do WRC após ausência de doze anos e teve muita ação nas estradas técnicas de montanha em Nagoya. Evans encontrou o ritmo perfeito na parte final da prova e, graças a um excelente tempo feito no trecho no túnel de Isegami, consolidou o posto de mais rápido do dia.

[relacionadas]

"Tem sido difícil, as etapas são muito exigentes e há uma sensação diferente em todas elas, afinal, você sempre quer algo diferente do carro", disse o galês, que busca sua primeira vitória na temporada.

Thierry Neuville ficou 3s atrás do líder no Japão (Foto: WRC)

O campeão da temporada, Kalle Rovanperä, chegou a liderar parte da etapa japonesa, mas perdeu muita performance graças a uma fumaça que entrara em seu cockpit. O finlandês teve um superaquecimento dos pneus dianteiros, mas garantiu o terceiro lugar ficando apenas 2s1 atrás de Neuville.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ott Tänak, em sua última dança com a Hyundai na temporada, enfrentou um problema no diferencial que o deixou lento no início, porém, o estoniano se recuperou para fechar na quarta colocação. Correndo em casa, o japonês Takamoto Katsuta, terminou em quinto com sua Toyota.

No sábado (12), o Mundial de Rali vai percorrer a Floresta Nukata (20,56 km) e o Lago Mikawako (14,74 km) de manhã e à tarde. A cidade de Shinshiro (7,08 km) completa o circuito na parte matinal, enquanto o trecho em Ozakaki City (1,4 km) fecha o segundo dia no Japão.