Dakar volta a mexer na programação e cancela especial de sábado para motos e quads

Por situação climática, Dakar decide dar dia de descanso a pilotos e equipes das motos e quadriciclos no sábado

"SE RICCIARDO VOLTAR À F1, PORTA DE ENTRADA NÃO SERÁ RED BULL"

Uma vez mais, a situação climática obrigou a organização do Dakar a modificar os planos de curto prazo. No fim do dia desta sexta-feira (6), o Dakar anunciou que a especial do sábado está cancelada para os pilotos de motos e quadriciclos. Para carros, caminhões e UTVs, sequência é normal.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

Na realidade, as fortes chuvas estão obrigando a organização mudar as coisas de maneira recorrente. Foi assim na terça-feira, ao interromper a especial pela metade — apenas as motos chegaram ao fim.

Já na quinta-feira, com a expectativa de dificuldade de hoje, a opção foi por encurtar em 100 km o trecho cronometrado de hoje. Se iria até Al Dawadimi, passou a terminar na capital, Riad. Para compensar, o plano era ter uma espécie de maratona no fim de semana. A questão de segurança e o cansaço geral dos pilotos de motos e quadriciclos foram destacadas.

Membros das equipes tiveram de tentar se livrar da água no acampamento (Foto: Dakar)

"Por conta das dificuldades climáticas do dia de hoje e do nível elevado de cansaço observado entre todos os pilotos das categorias, a organização do Dakar decidiu anular a especial da sétima etapa, entre Riad e Al Dawadimi", comunicou a ASO, organizadora do off-road.

Apesar de não haver especial, os pilotos terão de se deslocar entre Riad e Al Dawadimi, onde, no domingo, participam da oitava especial, contabilizada para ser de 345 km.

Até o momento, a disputa nas motos está acirrada: Skyler Howes lidera com 3min31s para Toby Price. Nos quadriciclos, porém, Alexandre Giroud tem mais de 40 minutos de vantagem.

No sábado, para as classes que vão acelerar, a sétima especial leva o Dakar a Al Duwadimi numa especial de 472 km e deslocamento total de 641 km.

Paddockast #180: Las Vegas e Catar dentro, China fora: o que esperar do calendário da F1 2023?