Chefe da Toyota, Latvala volta a guiar pelo WRC no Rali da Finlândia

Jari-Matti Latvala abandonará o posto de chefe de equipe da Toyota momentaneamente no Rali da Finlândia. Veterano fará retorno às competições pela esquadra japonesa

Chefe de equipe da Toyota no WRC, Jari-Matti Latvala vai retornar às competições no Rali da Finândia. O finlandês estará em quarto carro da montadora japonesa, que também terá os titulares Kalle Rovanperä, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta. O evento acontece entre os dias 3 e 6 de agosto.

Será a primeira aparição de Latvala no WRC desde o Rali da Suécia de 2020. À época, guiou um Toyota Yaris privado pela equipe que levava seu nome. Desde 2021, Jari-Matti tomou o lugar de Tommi Makkinen como chefe de equipe da esquadra japonesa, já levando dois títulos de pilotos — com Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä — e também de Construtores.

Ogier é um dos pilotos da Toyota (Foto: WRC)

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Latvala teve longa carreira no Mundial de Rali, registrando 18 vitórias e sendo vice-campeão em três oportunidades diferentes: 2010, 2014 e 2015. Sua última temporada completa pelo WRC foi a de 2019, representando a Toyota e fechando na sétima posição. Na Finlândia, o papel de chefe de equipe ficará com Akio Toyoda.

"A história começou quando comecei a pensar no fim de 2022, quando estava no Japão conversando com Morizo, nosso diretor. Disse que tinha o sonho de experimentar um carro Rally1, porque nos últimos 20 anos, tive a experiência com todos os carros do Mundial, mas não tive a do Rally1 e gostaria de ter antes de completar 40 anos. Então seria neste ano, ou 2024, ou 2025", contou Latvala no anúncio.

O Rali da Finlândia é a nona etapa do WRC e acontecerá entre os dias 3 e 6 de agosto. Antes disso, o Mundial visita a Estônia entre 20 e 23 de julho.