Sainz se recupera de furo e triunfa na primeira especial do Dakar 2023 nos carros

Mattias Ekström liderou boa parte do percurso, mas não aguentou a pressão de Carlos Sainz e Sébastian Loeb. O espanhol começou em desvantagem, porém conseguiu escalar o pelotão e vencer um estágio do rali mais famoso do mundo pela 42ª vez na carreira. Atual campeão, Nasser Al-Attiyah ficou somente na 8ª colocação

Carlos Sainz começou o novo ano da melhor maneira possível: com vitória na primeira especial dos carros do Dakar 2023. O espanhol recuperou-se de um furo no pneu no início do estágio inaugural da competição e, nos últimos 100km do percurso cronometrado deste domingo (1), arrancou para ultrapassar Sébastien Loeb e Mattias Ekström e conseguir boa vantagem.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

O companheiro de Audi de Sainz, Ekström, parecia a caminho de vencer o estágio durante grande parte da especial. Mas não era para ser. Sainz, que venceu um estágio da Dakar pela 42ª vez, completou o trajeto em 3h20min41s, 23s à frente de Loeb — com o bicampeão do DTM em 3º, 47s atrás.

O atual campeão do Dakar nos carros, Nasser Al-Attiyah, ficou somente na 8ª colocação, 7 minutos e 19 segundos atrás do vencedor da etapa.

Carlos Sainz colocou a Audi no topo no primeiro estágio (Foto: Red Bull Content Pool)

No primeiro ponto de checagem, aos 37km, Sainz encontrava-se na 30ª posição após ter de lidar com um furo em um de seus pneus. Mas nos dois últimos checkpoints, tudo mudou: depois de já ter escalado o pelotão, o espanhol saltou da 4ª colocação — mais de 2 minutos atrás de Ekström — para eventualmente vencer.

"Tudo correu bem, exceto por um furo perto do início da especial, o que também significou que fui extremamente cauteloso no resto da etapa. A partir daí, não tivemos problemas e o carro funcionou como encanto. Veremos que abordagem iremos tomar amanhã", afirmou 'El Matador' após o triunfo.

Ekström não somente foi ultrapassado por Sainz, como também por Loeb — que deu arrancada nos 90km finais e aumentou exponencialmente o próprio ritmo na última sequência até a linha de chegada.

Nasser Al-Attiyah teve problemas no dia 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

A boa velocidade imposta pela lenda na reta final mostrou-se valiosa, principalmente, pela classificação geral. Por ter terminado o prólogo à frente de Sainz, Loeb vê agora o rival espanhol ter somente 10s de frente na tabela.

Yazeed Al Rahji, Guerlain Chicherit, Vaidotas Zala, Orlando Terranova, Al-Attiyah, Brian Baragwanath e Jakub Przygoński, em ordem, completaram o top-10 do estágio.

O atual campeão do Dakar sofreu, principalmente na última seção do traçado, marcada pela grande variedade de terrenos — especialmente as dunas. Na classificação geral, Al-Attiyah está em 8º, à frente do 'Monsieur Dakar' Stéphane Peterhansel — que esteve próximo ao pelotão da frente neste primeiro estágio e chegou a ficar em 3º, tendo perdido, no entanto, bastante tempo entre os pontos de checagem 3 e 4.