Sainz confirma fraturas em duas vértebras após acidente e abandono no Dakar 2023

Após abandonar o Dakar 2023 devido a um acidente com sua Audi, Carlos Sainz confirmou que o impacto da batida gerou fraturas em duas vértebras e não anunciou tempo de recuperação

O espanhol Carlos Sainz, tetracampeão mundial de rali cross-country, precisou abandonar a edição 2023 do Rali Dakar após sofrer um acidente com sua Audi, no último dia 10, e o problema parece ser maior do que o previsto inicialmente. Nesta segunda-feira (16), após uma nova checagem com os médicos, o pai do titular da Ferrari confirmou que o impacto gerou fraturas em duas vértebras, T5 e T6.

No entanto, o piloto não anunciou quanto tempo será necessário para sua recuperação e disse que as vértebras seguem estáveis, o que não indica a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

[relacionadas]

"Em meu retorno a Madri após o Rali Dakar, a dor nas costas que eu sofri após o incidente deste ano persistiu durante um tempo maior do que o normal. Seguindo conselhos médicos, passei por checagens mais profundas para entender em detalhes a extensão da lesão", disse Sainz em um comunicado em seu Twitter.

"Infelizmente, os resultados não trouxeram boas notícias, porque eu fraturei as vértebras T5 e T6. O lado bom é que as duas vértebras estão estáveis, e daqui em diante, minha prioridade será me recuperar o mais rápido possível. Obrigado a todos pelo amor e apoio que eu tenho recebido nos últimos dias. Irei mantê-los informados", encerrou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz chegou a colocar a Audi no topo ao fim do primeiro estágio (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O acidente sofrido por Sainz aconteceu na última terça-feira, quando o espanhol abriu o dia de competições do Dakar na 44ª colocação geral. Na especial anterior, disputada entre Al-Duwadimi e Riad, Carlos havia assegurado a terceira posição junto ao navegador Lucas Cruz e buscava se recuperar no campeonato.

No entanto, o piloto capotou ao passar por uma duna localizada no sexto quilômetro da etapa e precisou ser resgatado de helicóptero, reclamando de dores no peito. Já dentro da aeronave, Sainz pediu para retornar ao Audi RS Q e-tron E2 para continuar na disputa, mas a equipe confirmou que seria impossível consertar o carro antes da etapa seguinte.

Aos 60 anos de idade, Sainz é conhecido por ser bicampeão mundial de rali, em 1990 e 1992, mas desde 2006, tem investido na carreira no Dakar e em outras competições cross-country. Levou a vitória no rali mais difícil do mundo em 2008, 2010, 2018 e 2020.