Sainz abandona Dakar 2023 após acidente de danos irreparáveis com Audi

Após forte acidente no início da nona especial, Audi de Carlos Sainz teve danos irreparáveis e o quatro vezes vencedor foi forçado a abandonar a edição 2023 do Dakar

Tetracampeão e um dos principais nomes do rali cross-country na atualidade, o espanhol Carlos Sainz foi forçado a abandonar a edição 2023 do Dakar. Após o acidente sofrido na especial desta terça-feira (10), a Audi confirmou que o carro de Sainz e do navegador Lucas Cruz sofreu danos estruturais grandes o suficiente para tornar o conserto impossível antes da próxima etapa.

Sainz abriu o dia na 44ª colocação no geral e vindo de um terceiro lugar na especial anterior, disputada entre Al-Duwadimi e Riad, porém, capotou ao sair de uma duna logo no sexto quilômetro da etapa desta terça-feira. O piloto foi resgatado e levado de helicóptero, alegando dores no peito, porém, pediu para retornar ao Audi RS Q e-tron E2, na esperança de seguir na disputa, sem sucesso.

[relacionadas]

"Felizmente, tanto Carlos quanto Lucas estão seguros e saudáveis. Falamos com eles e mesmo após um impacto forte, estão em forma. Fizeram um check-up, passaram pelo fisioterapeuta e esperamos que eles possam dormir", disse Rolf Michi, diretor da Audi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz colocou a Audi no topo no primeiro estágio (Foto: Red Bull Content Pool)

"De agora, a principal mensagem é que Carlos e Lucas estão bem. Lucas estava faminto, Carlos também, foi uma capotagem, mas o mais importante é que estão seguros e vamos conversar depois", completou.

Aos 60 anos de idade, Sainz é conhecido por ser bicampeão mundial de rali, em 1990 e 1992, mas desde 2006, tem investido na carreira no Dakar e em outras competições cross-country. Levou a vitória no rali mais difícil do mundo em 2008, 2010, 2018 e 2020.

Carlos não é a única baixa entre as lendas na edição 2023 do Dakar. O francês Stéphane Peterhansel, maior vencedor de todos os tempos do rali, foi forçado a abandonar após um acidente na sexta-feira que feriu o copiloto Édouard Boulanger.

O Dakar tem sequência nesta quarta-feira com a 10ª especial de 2023, que será disputada entre Haradh e Shaybah. O líder entre os carros é o catari Nasser Al-Attiyah.