Rovanperä termina a sexta-feira do Rali da Estônia na liderança com Neuville próximo

Kalle Rovanperä começou a buscar sua terceira vitória consecutiva na Estônia liderando a sexta-feira, mas Thierry Neuville está próximo do finlandês

Kalle Rovanperä começou bem o Rali da Estônia, oitava etapa do WRC. O finlandês, que busca sua terceira vitória consecutiva no país do leste europeu, liderou a competição nesta sexta-feira (21) com uma vantagem de 3s sobre Thierry Neuville.

O piloto da Toyota abriu essa diferença após vencer as duas primeiras especiais do começo da tarde estoniana. Rovanperä sobreviveu a um momento tenso no último estágio do dia, quando chegou a sair da pista após um salto, mas ainda assim foi 0s8 mais rápido que Neuville no curto trecho de 7,5km.

[relacionadas]

"Foi o único momento tenso do dia, então não foi ruim no geral", disse Rovanperä. "Estou um pouco decepcionado por ter perdido muito tempo ao sair da pista, mas não foi tão ruim. Tentei pressionar um pouco mais na primeira volta, o que nunca é fácil. Foi um dia bastante bom", acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Já Neuville, da Hyundai, quinto na classificação do Mundial, estava muito satisfeito com seu desempenho ao longo do dia. "Estamos felizes pelo nosso ritmo, isso é o mais importante para nós. E também estamos com uma boa sensação no carro, então esses foram os pontos positivos de hoje. Devemos ter uma boa posição na estrada, então estou ansioso pela batalha com os outros”, afirmou o belga.

Neuville liderou durante toda a manhã na Estônia (Foto: WRC)

Com 9s2 de distância para seu companheiro de equipe, Esapekka Lappi fechou o dia em terceiro lugar e terá uma dura disputa com Elfyn Evans, da Toyota, nas próximas especiais, que está apenas 1s9 atrás do #4. Lappi teve problemas na parte da manhã ao perder a função híbrida em sua primeira etapa, mas conseguiu se manter próximo e depois ultrapassar o britânico durante as etapas realizadas à tarde.

O outro Hyundai na prova, guiado por Teemu Suninen, manteve a quinta posição ao longo do dia, fechando quase 20s atrás de Evans, mas com 15s de vantagem sobre Pierre-Louis Loubet, o sexto colocado, que conseguiu aumentar seu ritmo durante a tarde para se distanciar ainda mais do terceiro piloto da Toyota, Takamoto Katsuta.

O companheiro de equipe de Loubet, o piloto da casa Ott Tänak, conquistou cinco vitórias nos sete estágios percorridos nesta sexta, após também ter vencido na noite de quinta-feira. Mas uma punição por troca de motor o deixou quase cinco minutos atrás de Rovanperä, na 11ª posição geral. Não fosse a sanção, o estoniano lideraria com uma vantagem de 13s.

"Obviamente, se você não está lutando pela vitória no rally, fica complicado", admitiu Tänak. "Foi difícil, digamos, o início do dia, e meu humor não estava dos melhores. Mas aos poucos, estou me acostumando, então não está tão ruim no momento. O apoio é enorme, e é por isso que continuamos pressionando."

Andreas Mikkelsen, com um Skoda, liderou a categoria WRC2, seguido pelo seu companheiro de equipe Sami Pajari que ficou a 10s9 de distância. Emil Lindholm, da Hyundai, completou em terceiro com 41s8 de diferença após sofrer um problema intermitente na direção hidráulica.

O Rali da Estônia continua no sábado com o nono estágio começando às 2h (de Brasília, GMT-3).