Mercedes diz que pit-stop único nos EUA "era válido", mas "perdeu tempo em duas voltas"

Toto Wolff explicou que as voltas ruins de Lewis Hamilton logo após a parada de Max Verstappen obrigaram a Mercedes a mudar a estratégia do heptacampeão, porém já era tarde demais para voltar dos pits à frente do holandês

Por 2s2, a Mercedes não voltou ao lugar mais alto do pódio na Fórmula 1. Na verdade, se o GP dos Estados Unidos tivesse ao menos mais dois giros, Lewis Hamilton teria chance real de brigar pela vitória contra Max Verstappen neste domingo (22), mas o triunfo começou a escapar dos dedos ainda no primeiro pit-stop: de início, partiu com o #44 para uma parada, porém mudou no meio do caminho por conta da troca um tanto desastrosa.

Toto Wolff, aliás, defendeu a tática num momento da corrida em que não tinha certeza se o W14 manteria o bom ritmo do início. Assim que Verstappen parou, a McLaren logo chamou Lando Norris aos pits, enquanto a Mercedes tentou esticar o stint de Hamilton ao máximo, já projetando a parada única. Só que o heptacampeão começou a perder rendimento.

[relacionadas]

"Pensar agora é uma coisa difícil", começou Wolff à Sky Sports. "Tínhamos o carro mais rápido para fazer a parada junto com Max, mas não sabíamos, então arrastá-lo para uma parada única era uma coisa válida [com Hamilton]. Mas perdemos muito tempo em duas voltas. Foi isso que nos fez perder a corrida", lamentou o chefão.

Hamilton parou na volta 20, três giros depois de Verstappen, mas foi o suficiente para perder a diferença que ainda o faria voltar à frente. Para completar, um erro nos boxes ajudou no undercut do carro #1, obrigando o time de Brackley a mudar a estratégia para tentar bater o tricampeão.

Lewis Hamilton ficou em segundo no GP dos Estados Unidos (Foto: AFP)

“Estávamos na volta 19 ou 20 e precisávamos estender até a volta 23 para manter a parada única. Sabíamos que precisávamos de mais quatro voltas para uma parada e ele [Verstappen] estava 20s atrás de nós, mas então perdemos a vantagem no pit-stop porque o pneu caiu", lamentou.

George Russell também não se encontrou, completando apenas em sétimo. "George também foi deixado no meio do nada. Apenas frustrante. Tudo foi um pouco contra nós. Mas é assim que acontece. Tudo foi um pouco contra nós", encerrou Wolff.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP da Cidade do México, no autódromo Hermanos Rodríguez, para a 19ª etapa da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!