FIA distribui festival de advertências e mantém resultado do GP do Canadá

Pierre Gasly, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz e Oscar Piastri escaparam de uma punição e foram apenas advertidos pela FIA após o GP do Canadá

Cinco pilotos entraram na mira dos comissários da FIA por ultrapassarem durante o regime de safety-car após a bandeira quadriculada. No entanto, após analisar todos os casos, nenhuma punição foi aplicada, mas todos receberam uma advertência do órgão responsável por regulamentar o esporte.

Com o acidente envolvendo Oscar Piastri e Lando Norris na parte final da prova, o GP do Canadá foi encerrado sob o regime de safety-car. No entanto, ainda que seja comum realizar ultrapassagens após a bandeira quadriculada, a pista seguia em regime de bandeira amarela. Portanto, os pilotos deveriam se manter nas respectivas posições.

[relacionadas]

Pierre Gasly, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz e Piastri, no entanto, foram investigados pelos comissários da FIA por realizarem ultrapassagens no momento indevido. Porém, após a investigação, a direção de provas optou por apenas advertir os pilotos.

“Embora ultrapassar após a bandeira quadriculada não seja incomum, é proibido em caso de bandeiras amarelas, procedimentos de Safety Car ou Safety Car Virtual. Embora os pilotos estivessem cientes do local do incidente, eles não poderiam saber se equipamentos de emergência ou fiscais estavam sendo enviados para a pista e, portanto, devem prosseguir com cautela. Portanto, estamos alertando o piloto em questão, bem como todos os outros competidores. Outras infrações podem incorrer em penalidades mais severas”, informou o documento da FIA.

Fórmula 1 retorna de 27 a 29 de junho, na Áustria, 11ª etapa da temporada 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Kubica faz história e comanda vitória da Ferrari AF Corse #83 nas 24 Horas de Le Mans