Verstappen é 3º na classificação da F1 pela primeira vez desde GP da Austrália de 2022

Max Verstappen sofre com a queda de ritmo da Red Bull. Com apenas uma vitória em quatro corridas, neerlandês deixou o top-2 do Mundial de Pilotos, algo que não acontecia desde 2022

O início difícil da Red Bull na temporada 2025 da F1 causou algo que não acontecia há três anos com Max Verstappen. Pela primeira vez desde o GP da Austrália de 2022, quando o neerlandês abandonou com um problema no motor, o nome do tetracampeão mundial não aparece em nenhum dos dois primeiros lugares no Mundial de Pilotos. Lando Norris e Oscar Piastri ocupam as posições.

Em quatro corridas disputadas este ano, Verstappen somou 69 pontos. São oito a menos que Norris, o líder, e cinco atrás de Piastri. Max conseguiu 18 tentos em Austrália e China, 25 com a vitória no Japão e oito pelo sexto lugar no GP do Bahrein. A contagem o deixa logo atrás dos pilotos da McLaren e com seis pontos de frente para George Russell, da Mercedes.

[relacionadas]

O último início claudicante de Verstappen aconteceu na temporada 2022, a primeira do novo regulamento técnico da F1. Na ocasião, a Red Bull sofreu com a confiabilidade nas primeiras corridas do campeonato e abandonou logo a abertura, no Bahrein. Após vencer na Arábia Saudita, na segunda etapa, Max voltou a deixar uma corrida na Austrália, em novo problema no motor taurino.

A classificação, então, trazia Charles Leclerc na liderança da F1, com 71 pontos. Russell ocupava a segunda colocação, com 37, e Carlos Sainz era o terceiro, com 33. Sergio Pérez (30) e Lewis Hamilton (28) ainda apareciam à frente de Max, que era apenas o sexto colocado do Mundial, com os 25 tentos pela vitória em Sakhir.

Max Verstappen terminou o GP do Bahrein no sexto lugar (Foto: AFP)

Na etapa seguinte, porém, o neerlandês faria 34 pontos no fim de semana do GP da Emília-Romanha (que recebia uma corrida sprint na época) e voltaria aos primeiros lugares do campeonato. Desde então, Verstappen nunca mais ficou ausente das duas primeiras posições, algo que só voltou a se repetir na temporada atual.

Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2