Power passa em branco e vive primeira temporada sem vitórias na Indy em 17 anos

Com o quarto lugar no GP de Laguna Seca, Will Power encerrou a sequência de pelo menos uma vitória por temporada que estava em andamento desde 2007

Bicampeão da Indy, Will Power enfrentou dificuldades dentro, mas principalmente fora das pistas com o problema de saúde de sua esposa, e terminou a temporada 2023 sem vitórias. A campanha que também culminou com a sétima colocação no campeonato de pilotos, ficará marcada por encerrar sequência de pelo menos uma vitória por temporada, que estava ativa desde 2007.

Antes do início das atividades do GP de Laguna Seca, mesmo local que conquistou o segundo título da Indy em 2022, Power acreditava que a melhora no quadro de saúde de Liz Power, que que teve infecção estafilocócica causada por complicações após a cirurgia nas costas, realizada no início deste ano, pudesse dar o combustível necessário para manter em andamento a sequência de pelo menos uma vitória por temporada.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aq
ui!

Will Power foi o quarto colocado na Indy 2023 (Foto: IndyCar)

Embora com o registro mais rápido no teste do novo asfalto do circuito de Monterey, Power não conseguiu ser competitivo durante as atividades no final de semana e protagonizou um erro na temida curva saca-rolha no TL2 de sábado.

As dificuldades permaneceram durante a classificação quando não conseguiu avançar ao Fast 6. Na corrida, apesar da corrida de recuperação e a sobrevivência com o quarto lugar no caótico GP de Laguna Seca, não conseguiu alcançar o quinto pódio na temporada e, por consequência, colocou um fim na sequência de uma vitória por temporada.

A última vez sem triunfos de Power na categoria aconteceu 2006, em seu segundo ano na então Champ Car, categoria que se fundiu com a IRL em 2008 para formar a atual configuração da Indy.

O desempenho abaixo do australiano em 2023 é justificado nos números. Em 17 provas, o #12 da Penske obteve como melhor resultado no ano os dois segundos lugares no circuito de rua do GP de Detroit e no oval da segunda etapa no oval de Iowa. Foram apenas seis chegadas no top-10 e três classificações ao grupo dos seis mais rápidos nas sessões que definiram o grid de largada na temporada 2023.

Em busca da recuperação em 2024, Power espera ter um desempenho mais competitivo, ainda mais em uma temporada em que os carros da Indy serão equipados com motores híbridos de de 2,2 litros com o sistema de recuperação de energia (ERS). Em agosto, o australiano participou da sessão de testes em Sebring, completou mais de 800 voltas, totalizando cerca de 1.400 milhas (aproximadamente 2.200 quilômetros), e percebeu que a pilotagem e o acerto do carro deverão ser diferentes na próxima temporada.

"Teremos que trabalhar mais. Nesta categoria, as equipes continuam melhorando e nunca se pode parar. Vamos refletir, dar uma boa olhada em tudo e tentar entender onde precisamos nos desenvolver. Mas acredito que pode haver uma chance de nos destacarmos do pelotão [em 2024] com um carro diferente, um estilo de corrida diferente, com a maneira como a tecnologia híbrida provavelmente mudará as coisas. Sempre há uma oportunidade de sair na frente", avaliou Power.

Indy retorna apenas em 2024. O calendário do próximo campeonato será divulgado nas próximas semanas. A cobertura segue no GRANDE PRÊMIO.