"Isso é mentira": Herta rejeita justificativa e diz que Newgarden contou "balela"

Colton Herta sugere que ação do #2 da Penske, desclassificado do GP de St. Pete por usar push-to-pass em relargadas, tenha sido premeditada

Colton Herta reagiu às justificativas de Josef Newgarden quanto a desclassificação no GP de São Petersburgo, anunciada pela Indy nesta última quarta-feira (24). Após o campeão das 500 Milhas de Indianápolis de 2023 garantir que não teve intenção de trapacear e dizer que "não sabia que fiz algo errado", o piloto da Andretti vociferou e não mediu palavras ao dizer que a versão de seu concorrente é mentirosa.

Praticamente 45 dias depois da etapa que abriu a temporada 2024, a Indy anunciou punição ao trio da Penske em St. Pete, após terem verificado em Long Beach que o software responsável pelo funcionamento do push-to-pass nos carros da equipe permitia a utilização do sistema antes da linha de chegada, o que não é permitido por regulamento. Will Power perdeu dez pontos no campeonato, enquanto Newgarden e Scott McLaughlin foram desclassificados por terem apertado o botão antes da área demarcada.

[relacionadas]

Após longa entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (26) no Barber Motorsports Park, que abriga o GP do Alabama, Newgarden, bastante emocionado, afirmou que não houve dolo por parte dos envolvidos — a Penske e os próprios pilotos. O estadunidense admitiu que quebrou as regras ao acionar o push-to-pass antes da linha de chegada, mas alegou que apertar o botão de maneira prévia é hábito na categoria, pois o sistema só é liberado após cruzar a marcação da pista.

Com a voz embargada em quase todos os 30 minutos de entrevista, Newgarden falou que poderiam chamá-lo de “incompetente, idiota e trapaceiro”, mas não de “mentiroso”. O piloto, apesar de reconhecer que a situação pode parecer uma “piada”, ressaltou que falou toda a verdade.

Colton Herta questiona versão de Josef Newgarden (Foto: Joe Skibinski | IMS Photo)

Poucos minutos após a entrevista terminar, Herta disparou contra Newgarden e questionou os argumentos do piloto da Penske. “Não, isso é besteira. Está errado. Se fosse desse modo, por que não apertou o botão na largada? Não fez assim e só acionou na relargada. Seria de se esperar ativar o sistema quando todos estivessem mais próximos. Então, isso é mentira”, afirmou.

Com as penalizações, Pato O’Ward herdou a vitória em St. Pete, com Power finalizando em segundo e Herta alçado do quinto para o terceiro lugar. O campeonato também teve alterações e agora Scott Dixon é o novo líder com 79 pontos, dois a mais que Herta e com dez de vantagem para Álex Palou.

Com o clima quente e envolto a essa polêmica, a Indy retorna para a terceira etapa do campeonato neste final de semana, com o GP do Alabama, que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril. O evento no Barber Motorsports Park tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!