Sato comanda 1-2 da Ganassi na quarta-feira de treinos da Indy 500. Kanaan é 23º

Takuma Sato puxou um 1-2 da Ganassi no que finalmente foi um dia tranquilo de treinos livres da Indy 500 2023. Scott Dixon foi o segundo, enquanto Tony Kanaan e Helio Castroneves foram, respectivamente, 23º e 24º

Depois de uma terça-feira de muita chuva e de cancelamento das atividades, a Indy 500 2023 finalmente começou. Nesta quarta-feira (17), o treino livre correu normalmente durante a tarde americana, com a Ganassi mostrando sua força e Takuma Sato na frente.

O japonês virou 39s226, seguido bem de perto pelo companheiro de Ganassi, Scott Dixon. O neozelandês virou forte logo cedo, ficando 0s04 atrás de Sato. O time ainda teve Álex Palou, em quarto, e Marcus Ericsson, em sétimo, todos bem posicionados.

Relacionadas

Quem estragou a trinca do time e da Honda foi Santino Ferrucci, mostrando força da Chevrolet e da Foyt. O americano ficou 0s07 acima da marca de Takuma. Scott McLaughlin, em quinto, e Josef Newgarden, nono, apareceram com a Penske.

Colton Herta, em sexto, Ryan Hunter-Reay, em oitavo, e Marco Andretti, décimo, completaram o top-10 do dia de atividades no IMS. Os brasileiros tiveram desempenhos discretos: Tony Kanaan foi 23º, Helio Castroneves ficou em 24º.

Os pilotos voltam à pista nesta quinta-feira (18) para a quarta sessão de treino livre, no oval de Indianápolis. A Indy ainda terá no próximo fim de semana a classificação, com decisão do pole e o Bump da Indy 500. A definição do grid acontece entre os dias 20 e 21 de maio, enquanto a corrida será no dia 28. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Takuma Sato liderou a quarta-feira da Indy 500 (Foto: IndyCar)

Confira como foi o TL3 da Indy 500 nesta quarta-feira:

As 6 horas de treinos livres começaram com Scott Dixon como destaque absoluto, estabelecendo o tempo de 39s271 em sua quarta tentativa. Logo na sequência, outros dois pilotos também fizeram boas voltas: Álex Palou, líder do campeonato, com 39s750, e Ed Carpenter, com 40s046.

Com 1 hora de treino, Dixon ainda era o primeiro colocado, com sobras, seguido por Palou, Scott McLaughlin, Ryan Hunter-Reay e Kyle Kirkwood. Completavam o top-10: Carpenter, Josef Newgarden, Marcus Ericsson, Felix Rosenqvist e Sting Ray Robb. Os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves ocupavam a 18ª e 22ª posições, respectivamente — ambos a mais de 1s do líder.

Com 4h50 para o fim, a sessão foi interrompida por uma bandeira amarela, acionada devido a um pedaço de mangueira que escapou de um carro e apareceu no traçado. A atividade foi retomada logo, cinco minutos depois, e na sequência que os carros voltaram para a pista, Will Power estabeleceu o segundo melhor tempo com 39s671.

Scott Dixon fez um grande tempo logo no início (Foto: IndyCar)

Dixon ainda mantinha a dianteira do treino livre quando restavam 4 horas de atividade. Power, Palou, McLaughlin e David Malukas vinham na sequência. Hunter-Reay, Ericsson, Kirkwood, Carpenter e Newgarden completavam os dez primeiros. Kanaan e Castroneves caíram neste período e foram para 21º e 25º, respectivamente.

Quando faltavam 3h31 de treino, Palou reduziu a diferença para Dixon e tomou a segunda posição. O espanhol conseguiu o tempo de 39s515. A sessão chegou a sua metade com Dixon ainda tranquilo na liderança, seguido por Palou, Power, McLaughlin e Malukas. O top-10 ainda tinha: Hunter-Reay, Stefan Wilson, Conor Daly, Ericsson e Kirkwood. Castroneves era o 16º e Kanaan, o 28º.

Com 2h30 para o fim, RC Enerson foi para a pista e finalmente completou o seu programa para novatos, o que não tinha conseguido pela manhã. O tempo marcado foi de 41s104. Na sequência, bandeira amarela para revisão da pista, que durou quase 15 minutos.

Álex Palou andou forte o dia todo (Foto: IndyCar)

Quando restavam 2h de atividade, Dixon ainda liderava com o mesmo tempo que estabeleceu no início do treino. Palou, Power, McLaughlin e Malukas se mantinham entre os cinco melhores. Já Hunter-Reay, Daly, Colton Herta, Wilson e Benjamin Pedersen vinham na sequência. Os brasileiros continuavam na segunda metade do ranking com Castroneves em 19º e Kanaan, em 29º.

Perto do início do chamado 'Happy Hour', na hora final do dia, a Ganassi tomou de assalto o comando das ações. Além de Dixon e Palou, Ericcsson e Takuma Sato entraram na festa, com o japonês virando 39s226 e batendo o tempo que parecia imbatível do neozelandês. 1-2-3-4 dos comandados por Chip Ganassi.

Sato seguia lá na frente com o 'Happy Hour' 1 da Indy 500 rolando, parecia que estava rolando a própria Indy 500 tamanha era a fila de carros. Mas a quadra da Ganassi caía por terra, com Newgarden, Herta, Santino Ferrucci e até Marco Andretti entrando no bolo. E assim as coisas ficaram até o fim do primeiro dia das 500 Milhas de Indianápolis 2023.

Indy 2023, 500 Milhas de Indianápolis, TL3:

1T SATOGanassi Honda39.226 92
2S DIXONGanassi Honda39.271+0.04593
3S FERRUCCIFoyt Chevrolet39.305+0.07979
4A PALOUGanassi Honda39.349+0.123108
5S MCLAUGHLINPenske Chevrolet39.392+0.166136
6C HERTAAndretti Honda39.464+0.238115
7M ERICSSONGanassi Honda39.526+0.300110
8R HUNTER-REAYDreyer & Reinbold Chevrolet39.540+0.31481
9J NEWGARDENPenske Chevrolet39.567+0.341111
10M ANDRETTIAndretti Honda39.651+0.42574
11J HARVEYRLL Honda39.666+0.44078
12W POWERPenske Chevrolet39.671+0.445118
13G RAHALRLL Honda39.697+0.47179
14C DALYCarpenter Chevrolet 39.733+0.507123
15S WILSONDreyer & Reinbold Chevrolet39.773+0.547109
16D MALUKASDale Coyne Honda39.798+0.572110
17S PAGENAUDMeyer Shank Honda39.799+0.573107
18R VEEKAYCarpenter Chevrolet 39.852+0.626151
19A ROSSIMcLaren Chevrolet39.893+0.667142
20P O'WARDMcLaren Chevrolet39.910+0.684122
21B PEDERSENFoyt Chevrolet39.915+0.689114
22A CANAPINOJuncos Chevrolet39.924+0.69897
23T KANAANMcLaren Chevrolet39.953+0.72781
24H CASTRONEVESMeyer Shank Honda39.973+0.74784
25K KIRKWOODAndretti Honda40.020+0.794108
26S RAY ROBBDale Coyne Honda40.034+0.808103
27F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet40.044+0.81898
28E CARPENTERCarpenter Chevrolet 40.046+0.820123
29D DEFRANCESCOAndretti Honda40.078+0.852110
30R GROSJEANAndretti Honda40.080+0.854105
31K LEGGERLL Honda40.096+0.87068
32C LUNDGAARDRLL Honda40.125+0.899112
33R ENERSONAbel Chevrolet40.176+0.95029
34C ILOTTJuncos Chevrolet40.285+1.05979

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!