Dixon questiona punição após vitória em Laguna Seca: "Não importa porque vencemos"

Scott Dixon superou duas punições, escalou o pelotão e conquistou a vitória na caótica última etapa da temporada 2023 da Indy

Scott Dixon sobreviveu ao insano GP de Laguna Seca e conquistou a terceiro vitória nas últimas quatro corridas da temporada 2023 da Indy. Neste domingo (10), o hexacampeão mais uma vez fez valer a experiência, superou duas punições e triunfou pela primeira vez no circuito californiano. Mesmo com a vitória, o neozelandês questionou a direção de prova pelo drive-through após acidente na largada com Rinus VeeKay.

A performance em Laguna Seca entrou para o grupo das vitórias mais improváveis conquistadas por Dixon em 21 temporadas na Indy. Uma hora antes do início da prova, o neozelandês foi punido em seis posições devido à troca do motor. Largando da 11ª posição, o dono do #9 da Ganassi se envolveu no acidente na caótica largada e foi considerado pela direção de prova culpado pelo incidente ao ser punido com um drive-through.

Relacionadas

Em entrevista ao término da corrida, o neozelandês questionou a penalização pelo acidente na largada. "Tivemos um problema no motor pela manhã, fui punido em seis posições e fui pego em uma confusão na largada. Aceito a convocação, mas ainda não vi o que aconteceu. Não tinha para onde ir, então não sei o que eles querem que eu faça, mas tudo bem, isso não importa agora porque vencemos", afirmou em entrevista à emissora americana NBC Sports.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aq
ui!

Graham Rahal levou a pior na confusão na largada do GP de Laguna Seca (Vídeo: IndyCar)

Do fundo do grid, Dixon aproveitou a sequência de acidentes que causaram as cinco bandeiras amarelas na metade da prova para escalar o pelotão e entrar na briga pela vitória. Na relargada após o incidente entre os companheiros de Ganassi, Marcus Armstrong e Marcus Ericsson, Scott aproveitou o erro de Devlin DeFrancesco e entrou no top-3.

Na última bandeira amarela causada pelo acidente entre Helio Castroneves e Colton Herta, Dixon aproveitou a forçada parada nos boxes de Pato O'Ward e Romain Grosjean, então primeiro e segundo colocados, para assumir a liderança e conquistar a vitória em Laguna Seca.

Após a vitória número 56 na carreira, Dixon valorizou o trabalho da Ganassi que o ajudou a fazer uma histórica corrida de recuperação em Laguna Seca. "Eu só tenho a agradecer a esse grupo, a equipe executou bem isso durante todo ano. É especial fazer parte disso", exaltou o vice-campeão da Indy 2023, com 527 pontos.

Indy retorna apenas em 2024. O calendário do próximo campeonato será divulgado nas próximas semanas. A cobertura segue no GRANDE PRÊMIO.