Dixon dá nó tático, vence em Gateway e evita título de Palou. Newgarden bate

Scott Dixon mais uma vez largou fora do top-10, mas com estratégia absurda, deu nó na concorrência e saiu com a segunda vitória na temporada 2023, mantendo as chances de título vivas

O pulso ainda pulsa. Com uma estratégia certeira, Scott Dixon venceu a etapa de Gateway da Indy, disputada na tarde deste domingo (27). O piloto neozelandês da Ganassi largou da 16ª colocação, mas fazendo um pit-stop a menos que a maioria dos concorrentes, saiu com a segunda vitória consecutiva na temporada e manteve a esperança de título viva.

O mexicano Pato O'Ward, da McLaren, somou mais um pódio na temporada 2023 ao finalizar a corrida na segunda posição. O piloto até buscou a vitória e liderou voltas, mas pego de surpresa pelo plano de Dixon, acabou amargando o segundo posto. É o sétimo pódio de Patricio no ano, ainda sem vencer.

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O pódio em Gateway foi completado pelo surpreendente David Malukas. O piloto da Dale Coyne se manteve no pelotão da frente por toda a prova e conseguiu segurar a pressão dos adversários e foi ao top-3 pela primeira vez no ano.

Com vitória nas últimas seis provas em ovais, Josef Newgarden abandonou a disputa pelo título. O piloto largou na pole-position e liderou o maior número de voltas, mas após errar no quinto e último pit-stop, acabou tocando o muro. Ele até conseguiu recolher aos boxes, mas se viu fora da corrida e também da disputa pelo tricampeonato.

A Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, que será a penúltima da temporada 2023 do campeonato, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

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Saiba como foi o GP de Gateway da Indy:

A bandeira verde veio às 16h39 (de Brasília, GMT-3). Newgarden pulou bem na primeira posição, enquanto Malukas deu um grande salto de sexto para terceiro. Porém, uma bandeira amarela logo surgiu por conta de Benjamin Pedersen. O piloto tomou um toque de Ed Carpenter e bateu com a parte traseira do carro no muro da curva 1. Alguns pilotos como Ferrucci e Canapino colocaram os pneus macios.

Benjamin Pedersen foi atropelado por Ed Carpenter na largada do GP de Gateway (Vídeo: NBC Sports)

A relargada aconteceu na volta 11. Newgarden seguiu na liderança, com Herta em segundo, Malukas em terceiro e o trio da McLaren logo na sequência com Rosenqvist, O'Ward e Rossi. Grosjean surgia no sétimo lugar, seguido por Power e também por Palou, que largou de 14º e já surgia no 9º posto.

Com muito foco em economia de combustível, Newgarden se segurou na ponta quando a corrida chegou a 52 voltas. Herta estava 1s4 atrás. Malukas era terceiro, enquanto Rosenqvist, O'Ward, Rossi, Grosjean, Power, Palou e McLaughlin completavam o top-10.

Quem abriu o ciclo de pit-stops foi Colton Herta, na volta 55. Na 58, veio Palou, colocando macios. Rosenqvist e McLaughlin vieram na 60. Na 61, parou o líder Newgarden, junto de Malukas, O'Ward, Grosjean e Rossi. Enquanto isso, Ilott tocou o muro e recolheu aos boxes com problemas na suspensão.

Com todo o pelotão da frente de primeiro pit-stop realizado, Newgarden seguia na liderança, seguido por Herta e também por O'Ward, com Malukas caindo para quarto. Rosenqvist, Ericsson, Rossi, Palou, McLaughlin e Power fechando o top-10. Em melhor ritmo, Pato ultrapassou Herta na volta 70 e tomou o segundo lugar.

Na marca de 100 voltas, Newgarden tinha vantagem de 1s para O'Ward. Herta se sustentava à frente de Malukas. Rosenqvist vinha em quinto, à frente de Ericsson, Rossi, Palou, McLaughlin e VeeKay, que fechava o top-10.

Com a segunda janela de pit-stops aberta, O'Ward e Newgarden vieram nas voltas 102 e 103. Herta assumiu a liderança e ficou por lá até a volta 112, com Malukas e Rosenqvist parando juntos.

Na volta 122, veio a segunda bandeira amarela da corrida. Em corrida abaixo da média, Takuma Sato perdeu o controle sozinho e bateu na curva 2, finalmente abandonando a prova. Neste estágio, a liderança era de Scott Dixon, que ainda tinha o segundo pit-stop a fazer.

Na volta 123, Takuma Sato pegou sujeira e bateu no muro do oval de Madison (Vídeo: NBC Sports)

O pit foi aberto para os líderes. Dixon, Newgarden, O'Ward, Canapino, Rossi, McLaughlin e Ericsson optaram pela parada. Marcus, por sua vez, acabou perdendo a roda traseira direita após um encaixe errado.

Antes da relargada, a nova ordem dos pilotos tinha Dixon, Newgarden, O'Ward, Rossi, McLaughlin, Malukas, Canapino, VeeKay, Hunter-Reay e Ferrucci. A bandeira verde pintou na volta 135. O hexacampeão partiu bem e se segurou na liderança. McLaughlin e Malukas fizeram uma boa batalha pelo quinto lugar, com o americano se dando bem. Pato e Newgarden se tocaram.

Com 156 voltas, Scott Dixon seguia na liderança, seguido de perto por Newgarden. O'Ward, Rossi, McLaughlin, Malukas, VeeKay, Ferrucci, Ericsson e Palou completavam o top-10.

O'Ward e Rosenqvist surpreenderam ao optar por antecipar o pit-stop, ambos na volta 166. Newgarden decidiu pela mesma estratégia na volta seguinte. Herta optou por alongar o stint até o giro 178, enquanto Dixon seguiu na pista com a liderança.

Scott finalmente veio para o terceiro pit-stop, na marca de 196 voltas. Grosjean, que era o único piloto ainda na volta do neozelandês, também parou. O'Ward herdou a liderança, com Newgarden em segundo, Rossi em terceiro, McLaughlin em quarto e Malukas em quinto.

Newgarden veio para a quinta parada com 53 voltas para fim. McLaughlin fez o mesmo movimento. Josef cometeu um erro pouco tempo após o pit-stop e tocou o muro. Com danos, o americano recolheu aos boxes e acabou abandonando, deixando também a briga pelo título.

Josef Newgarden está fora da disputa do título (Vídeo: Indycar)

Pato veio para a quinta parada e a liderança ficou nas mãos de Alexander Rossi, que também veio aos boxes poucas voltas depois. Herta repetiu a estratégia. A liderança, então, voltou para as mãos de Scott Dixon com menos de 40 voltas para o fim. Power, Kirkwood e Lundgaard seguiam o neozelandês, ainda com pit-stop a fazer e na esperança de uma amarela.

Eventualmente, os pilotos não resistiram e foram parando pouco a pouco. Primeiro foi Lundgaard, depois foi Kirkwood e eventualmente Power. O'Ward voltou para a segunda posição, com Malukas em terceiro e Rossi em quarto.