Ferrucci detona proibição de aeroscreen fumê na Indy: "Existem coisas mais importantes"

Indy proibiu aeroscreen fumê em 2023. Santino Ferrucci, que chamou atenção por utilizar dispositivo mais escurecido na Indy 500 passada, criticou a decisão da categoria

Para 2023, a Indy trouxe uma proibição em relação ao aeroscreen. A partir desta temporada, os pilotos não podem mais utilizar tingimento escuro no dispositivo de segurança. A proibição não afetou muitos pilotos, já que a imensa maioria opta por utilizar o aeroscreen transparente e uma viseira de capacete escura.

Uma das exceções é Santino Ferrucci, que na Indy 500 de 2022, pela equipe Dreyer & Reinbold utilizou um aeroscreen todo escuro. O piloto, agora na Foyt, criticou a mudança, e acredita que a Indy poderia prestar atenção em outros fatores.

[relacionadas]

"Tem coisas mais importantes para consertar do que uma viseira, é isso que vou dizer. Sim, tecnicamente, é mais seguro, porque o resgate não pode ver dentro do carro, mas eles podem olhar por cima para nos enxergar", comentou o piloto em entrevista ao site Motorsport Week.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

INDY 2023, ST. PETE, SEXTA-FEIRA, FOYT, SANTINO FERRUCCI
Santino Ferrucci em 2023, com aeroscreen claro (Foto: James Black / Divulgação - IndyCar Series)

"Mas eu não entendo. Eu entenderia se tivesse tinta em 30% ou algo assim, onde você não conseguiria nos ver mesmo. Tudo bem, mas um pouco de sombra para nós não é um problema. Sim, eu não queria muita tinta no visor porque fica escuro, mas é mais fácil de ver o volante com uma viseira fumê do que com uma viseira escura", seguiu,

Na estreia pela Foyt, Santino Ferrucci se envolveu em um big-one na largada e acabou abandonando a prova. O americano, que pilota de forma integral na Indy pela primeira vez desde 2020, quando estava na Dale Coyne.

"O que quero dizer é que tem várias outras coisas que poderiam consertar com os carros nos ovais, e eles estão preocupados com deflexão do sol. É aí que me posiciono", completou.

A Indy retorna no dia 2 de abril com a etapa do Texas, na cidade de Fort Worth. Será o primeiro oval da temporada 2023.