Grosjean confirma saída ao fim de 2023, e Andretti estuda reduzir operação na Indy

Com a possibilidade de redução da equipe de quatro para três carros para 2024, Romain Grosjean não vai permanecer no time de Michael Andretti na próxima temporada

Romain Grosjean revelou, neste sábado (2), momentos antes do início da classificação para o GP de Portland, que não será piloto da Andretti para a temporada 2024 da Indy. Ainda segundo informações da emissora NBC Sports, a saída do francês tem como justificativa a provável redução da operação da equipe chefiada por Michael Andretti de quatro para três carros para o grid do próximo ano.

Atualmente, a Andretti corre com quatro pilotos: Colton Herta, Kyle Kirkwood, Devlin DeFrancesco e Grosjean. Porém, para 2024, a equipe está avaliando a possibilidade de reduzir o time para apenas três pilotos. A definição deverá ser divulgada durante o final de semana do GP de Laguna Seca, última etapa de 2023.

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"Estamos trabalhando em uma quarta equipe agora. Para ser honesto, realmente não sabemos o que queremos fazer ainda. Esperamos ter uma resposta até Laguna Seca", afirmou Andretti, em entrevista à NBC Sports momentos antes da classificação em Portland. "Muitas coisas estão envolvidas em um quarto carro, não apenas patrocínio. Temos várias opções diferentes que estamos analisando e vendo qual é a melhor que funciona para nós."

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Quarto carro da Andretti, hoje com Romain Grosjean, não deve permanecer para 2024 na Indy (Foto: IndyCar)

Portanto, com a contratação de Marcus Ericsson, hoje na Ganassi, somada as permanências de Herta e Kirkwood, os dois com contratos com vencimento a longo prazo, sobrou para o francês do #28. "Estamos em uma fase de reconstrução agora e ainda não estamos onde queremos estar. Tivemos carros rápidos em todas as corridas, carros capazes de vencer, mas de alguma forma, algo sempre atrapalha. Ou a equipe comete um erro, ou nos envolvemos em um acidente que não foi culpa nossa ou a equipe comete um erro", completou.

Fora da Andretti a partir de 2024, Grosjean se mostrou confiante que pode conseguir um assento para a próxima temporada. "Sou uma fênix. Sempre vou encontrar um lugar para pousar", disse o francês, que ficou apenas em 15º lugar na classificação em Portland.

Romain Grosjean terá uma tarefa árdua para seguir na Indy (Foto: IndyCar)

Entretanto, a tarefa de Grosjean para encontrar um lugar em uma equipe com nível da Andretti não será simples. Na Ganassi, Scott Dixon e o recém-contratado Linus Lundqvist já estão confirmados. O líder do campeonato Álex Palou aguarda o veredito da batalha judicial entre CGR e McLaren para entender seu destino. Marcus Armstrong tende a ficar, mas ainda precisa definir o cronograma do próximo ano.

Na Penske, Scott McLaughlin, Will Power e Josef Newgarden devem permanecer na equipe. Na McLaren, Pato O'Ward e Alexander Rossi também devem continuar no time e, segundo informações da NBC Sports, David Malukas, da Dale Coyne, deve entrar na vaga de Felix Rosenqvist.

Ou seja, para continuar na Indy em 2024, Romain vai ter que procurar uma vaga nas equipes menores, como Dale Coyne, equipe que defendeu em 2021, e Meyer Shank, que têm um assento vago.

É importante recordar que Grosjean já tem contrato assinado com a Lamborghini para representar o time na temporada 2024 do Mundial de Endurance. Um dos companheiros de equipe do franco-suíço será o ex-F1 Daniil Kvyat.

Em três temporadas na Indy, Grosjean conquistou três poles e subiu ao pódio seis vezes em 45 corridas.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa dos treinos, da classificação e da corrida no GP de Portland. A largada está programada para domingo (3).