McLaren abre processo contra Palou no Reino Unido por quebra de contrato para 2024

A equipe de Zak Brown não dará o braço a torcer contra o espanhol da Ganassi e quer de volta os pagamentos adiantados feitos a ele para fazer parte da equipe na temporada que vem

A McLaren deu o primeiro passo para processar Álex Palou pela quebra de contrato com a equipe em 2024. De acordo com a Racer, nesta sexta-feira (18), a McLaren Racing Limited e a Arrow McLaren IndyCar deram entrada no no Tribunal Comercial do Reino Unido contra o espanhol e a ALPA Racing USA, braço automobilístico da Chip Ganassi.

A ideia do time liderado por Zak Brown é recuperar os pagamentos adiantados feitos a Palou pelos serviços que prestaria em 2024 como integrante da equipe. Um e-mail obtido pela publicação do chefão da McLaren deu detalhes sobre o que foi oferecido ao campeão da Indy em 2021.

Relacionadas

“Pagamos a ele uma quantia significativa para a temporada de 2024, além dos milhões de dólares para desenvolvê-lo em nossos testes de Fórmula 1. em seu papel de piloto reserva com uma potencial direção para a categoria no futuro”.

Brown detonou a postura de Palou em carta enviada à McLaren (Foto: Indy)

Ao portal IndyStar, o empresário de Alex, Roger Yasukawa, afirmou que o piloto "está focado apenas em vencer o campeonato, terminar 2023 em alta e se recusou a comentar sobre os processos. Assim que isso for feito, daremos mais informações quando tudo for esclarecido".

Palou também foi questionado sobre seu futuro na Indy em 2024, mas disse que não revelaria seus planos para 2024 antes do fim da temporada, em setembro, no GP de Laguna Seca. Comentou, também, que não havia nenhuma oferta para correr na F1 na próxima temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aq
ui!

Entenda o caso

Tudo começa em 2022, após um imbróglio na renovação automática de Palou com a Ganassi, onde o espanhol manifestou o desejo de ir para a McLaren. A questão foi parar na justiça e terminou com um parecer favorável para a CGR.

Álex Palou não vai cumprir acordo com a McLaren em 2024 (Foto: IndyCar)

Agora, a situação se inverteu. Álex, mais uma vez, assinou dois contratos para o próximo ano. Desta vez, a reclamação é da McLaren, que viu o piloto recuar no acordo, mesmo que ele já tinha recebido dinheiro do time papaia.

Há uma semana, uma carta interna publicada pela agência Associated Press e com cópia obtida pelo GRANDE PRÊMIO, de Zak Brown informou que tomou ciência de que o espanhol não tem intenção de honrar o contrato assinado para se juntar ao time em 2024.

Palou é esperado pela Ganassi para seguir no time da Indy no ano que vem, enquanto a equipe papaia trata o piloto como “inconsequente e mau caráter”.