Ericsson lidera 1-2 da Ganassi na quinta-feira de treinos livres da Indy 500. Kanaan é 13º

Atual vencedor, Marcus Ericsson lançou tempo ainda na volta inicial e comandou mais um dia de 1-2 da Ganassi nos treinos livres das 500 Milhas de Indianápolis

Atual vencedor, Marcus Ericsson dominou a quinta-feira (18) de treinos livres das 500 Milhas de Indianápolis. Com tempo de 39s197, anotando ainda na fase inicial do dia, o sueco da Ganassi se colocou no topo das tabelas após seis horas de sessão no Speedway.

A Ganassi, inclusive, ficou com o segundo lugar, cravado pelo neozelandês Scott Dixon, vencedor de 2008. O tempo de 39s269, anotado já na famigerada 'happy hour'. O time também emplacou o japonês Takuma Sato na sétima posição o espanhol Álex Palou, líder do campeonato, na nona.

Relacionadas

Vencedor em 2019, o francês Simon Pagenaud, de Meyer Shank, ficou na terceira posição, também com tempo anotado na happy hour. O melhor piloto de motor Chevrolet foi Will Power, da Penske, com a quarta colocação. O americano Colton Herta, da Andretti, fechou o top-5.

Conor Daly, de Carpenter, foi sexto colocado. Pato O'Ward foi o melhor piloto da McLaren, com a oitava colocação. Companheiro de equipe do mexicano, Alexander Rossi foi o décimo.

O brasileiro Tony Kanaan, também da McLaren, permaneceu o dia quase inteiro no top-10, mas se contentou com a 13ª colocação, com tempo de 39s679. O vencedor de 2013 anotou 47 voltas nesta quinta-feira. Já Helio Castroneves, da Meyer Shank, se recuperou no fim para ficar em 18º. Foram 120 giros do quatro vezes vencedor.

Os pilotos retornam à pista nesta sexta-feira (19) para a quinta sessão de treino livre, no oval de Indianápolis. A Indy ainda terá no próximo fim de semana a classificação, com decisão do pole e o Bump da Indy 500. A definição do grid acontece entre os dias 20 e 21 de maio, enquanto a corrida será no dia 28. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Marcus Ericsson comandou quinta-feira (Foto: Indycar)

Confira como foi o TL4 da Indy 500 nesta quinta-feira:

Os treinos livres desta quinta-feira (18) começaram com clima ameno de 19°C, sem expectativa de chuva. Mas nem por isso as equipes tiraram os olhos da meteorologia. Diante da possibilidade de chuva nesta sexta (19), McLaren e Ganassi foram para a pista com acerto de carro próprio para a classificação. Outros pilotos como Katherine Legge, Agustín Canapino e Marco Andretti também seguiram por este caminho.

Todos os participantes fizeram voltas nos 20 minutos iniciais e a liderança passou pelas mãos de Devlin DeFrancesco, Colton Herta, Callum Ilott, Marcus Ericsson e Alexander Rossi. Mas foi Álex Palou quem, momentaneamente, venceu a rodada de voltas rápidas com 39s522 (366,47 km/h).

Quando restavam 5h17 para o fim, Pato O'Ward conseguiu 39s519 (366,50 km/h) e por alguns segundos ocupou a primeira colocação. Ericsson foi o responsável por quebrar, com sobras, o tempo do mexicano: 39s197 (369,51 km/h).

Com uma hora de atividades, Ericsson se mantinha na liderança, seguido por O'Ward, Palou, Rossi e Takuma Sato. O top-10 ainda tinha Santino Ferrucci, Tony Kanaan — em sétimo —, Felix Rosenqvist, Scott Dixon e Sting Ray Robb. O também brasileiro Hélio Castroneves ocupava a 31ª posição.

Ao bater a marca de duas horas de sessão, o sueco da Ganassi sustentava a ponta, e o top-7 da hora anterior estava intacto. A grande diferença agora era Scott Dixon, surgindo no oitavo lugar, à frente de Felix Rosenqvist. Conor Daly, de Carpenter, roubou a vaga de Robb no top-10. Pouco tempo depois, veio a bandeira amarela para inspeção da pista.

Quando o treino livre chegou na metade, a grande novidade foi a aparição de Colton Herta no top-10. O piloto da Andretti cravou 39s691 e subiu para a oitava posição, acima de Dixon, Rosenqvist e Daly. Uma nova bandeira amarela surgiu para inspeção na pista, mas os carros foram liberados a retornar após 10 minutos.

Scott Dixon cravou 39s269 e pulou para o segundo lugar, atrás apenas de Ericsson. Conor Daly e Takuma Sato também melhoraram seus respectivos tempos, pulando para terceiro e quarto respectivamente. Com menos de duas horas para o fim, o top-10 também tinha O'Ward, Palou, Rossi, Ferrucci, Kanaan e Herta.

Após uma curta amarela de inspeção da pista, os carros voltaram para a famigerada Happy Hour. Com muitos carros utilizando vácuo, alguns tempos caíram. Simon Pagenaud marcou 39s269 e pulou para terceiro. Will Power finalmente apareceu com a Penske, cravando o quarto lugar com 39s374, e Colton Herta veio em quinto com 39s432.