Penske admite "vergonha" por desclassificação em St. Pete. Ganassi fala em "mancha"

As desclassificações da Penske no GP de St. Pete geraram reações indignadas de Chip Ganassi e do próprio Roger Penske pela "vergonha" para a Indy

Após quase 45 dias, a Penske foi punida no GP de São Petersburgo, que abriu a temporada 2024 da Indy em março — Josef Newgarden, então vencedor, e Scott McLaughlin foram desclassificados, enquanto Will Power teve subtraídos dez pontos no campeonato em decorrência de a equipe violar o regulamento do 'push-to-pass'. O anúncio causou grande repercussão no paddock da Indy. Roger Penske, dono do time e da categoria, disse estar envergonhado, enquanto Chip Ganassi, proprietário da esquadra que leva seu sobrenome, falou em "decepção".

A punição foi tardia pelo simples fato da Indy ter descoberto a fraude somente no warm-up do GP de Long Beach, realizado no último domingo (21) — bem distante ao dia 10 de março, quando foi disputada a etapa em St. Pete, o que fez a categoria anunciar que tomará novas medidas de inspeção aos carros. O flagra nas ruas da Califórnia fez os dados da etapa da Flórida serem revisados e ficou identificado a manipulação no sistema de 'push-to-pass' nos carros #2#3 e #12 da Penske, que permitia aos pilotos utilizarem o botão de ultrapassagem em largadas e relargadas.

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Após a varredura, identificou-se que a Penske burlou dois artigos: 14.19.16, que fala especificamente sobre a utilização do sistema antes da linha de largada e chegada, o que é proibido por regulamento, e o 14.19.15, que trata do envio de dados do acionamento do 'push-to-pass' à central de monitoramento, que abre margem para uma série de especulações acerca do uso do sistema por parte da equipe.

Newgarden e McLaughlin foram desclassificados por utilizarem o 'push-to-pass' antes da linha de largada, enquanto Power só teve descontados os pontos no campeonato em decorrência de não ter acionado o sistema antes da demarcação na pista.

Concorrente, Chip Ganassi se diz "decepcionado" com atitudes da Penske (Foto: Indycar)

Roger Penske, fundador da Penske e proprietário da Indy, foi lacônico ao ser procurado pela agência de notícias AP: "Muito desapontador. Estou envergonhado", disse. Após ter adquirido a categoria em 2020, o dirigente passou, ao menos oficialmente, a direção da operação do time na Indy para Tim Cindric, chefe de equipe.

Chip Ganassi se beneficiou da punição da equipe rival e agora vê Scott Dixon, seu piloto, assumindo a liderança do campeonato. No entanto, o dirigente apontou que o episódio é de grande decepção pela marca negativa que a Penske trouxe à Indy.

"Imitei Roger Penske por muitos anos, dentro e fora das pistas, então, as notícias de hoje são muito frustrantes para mim. É uma mancha para a equipe dele, para a organização, para a categoria. Fico muito decepcionado como um outro dono de equipe e como participante da categoria", comentou.

As punições causaram rebuliço na classificação do GP de St. Pete e no campeonato. Pato O'Ward foi alçado ao posto de vencedor, o que deu fim ao jejum de 22 corridas sem vitórias do mexicano e da McLaren. Power foi ao segundo lugar, com Colton Herta herdando o terceiro lugar no pódio. Já na tabela de pontuação, Dixon lidera com 79 pontos, dois a mais que Herta e com dez de vantagem para Álex Palou.

Scott Dixon agora é líder da temporada 2024 da Indy (Foto: IndyCar)

A Penske despencou no campeonato. Power agora é o quinto, com 59 tentos, enquanto Newgarden caiu da primeira para a 11ª posição, com 34. McLaughlin é o 29º, último entre os participantes na temporada 2024, com apenas 5 pontos.

Indy retorna para a terceira etapa do campeonato neste final de semana, com o GP do Alabama, que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril. O evento no Barber Motorsports Park tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

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