Foster escapa de confusão na largada e domina etapa de Portland da Indy NXT

Em prova marcada por acidente protagonizado pelo brasileiro Victor Franzoni, Louis Foster vence de ponta a ponta no Oregon. Líder do campeonato, Christian Rasmussen chega em quinto e fica próximo do título da temporada 2023

O novato Louis Foster pilotou como um veterano e venceu de ponta a ponta a etapa de Portland da Indy NXT. Neste domingo (3), o britânico da Andretti escapou da confusão causada por Victor Franzoni na largada e dominou as 35 voltas da disputa para vencer pela segunda vez na temporada 2023 da principal categoria de acesso à Indy.

Largando da pole-position, Foster conseguiu se manter e viu do retrovisor o big-one causado logo na primeira curva no circuito em Oregon. Depois de largar da sexta posição, Franzoni errou o tempo da freada e acertou em cheio a traseira de Recce Gold. Com o impacto, Gold foi jogado para frente e acertou os dois postulantes ao título: Christian Rasmussen e Hunter McElrea.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Apesar do acidente, Christian Rasmussen está perto do título da Indy NXT (Foto: IndyCar)

Com o toque, Rasumussen, líder do campeonato, rodou e despencou do terceiro para o nono lugar. O prejuízo só não foi maior para o dinamarquês da HMD Motorsports porque McElrea, que vinha fazendo a curva 1 no lado de fora da linha, teve a asa dianteira quebrada devido ao impacto causado por Gold e ficou três voltas atrás do pelotão principal após a parada nos boxes.

Com o dano causado logo na largada, o neozelandês da Andretti concluiu a prova na modesta 15ª posição. O resultado, somado ao quinto lugar de Rasmussen, deixou a situação de Elrea complicada na luta pelo título. Restando apenas a rodada dupla da última etapa em Laguna Seca, o #27 agora tem 65 pontos de desvantagem sobre o dinamarquês.

Se a confusão na largada foi ruim para Elrea, o contrário pode ser dito para Nolan Siegel e Daniel Frost. Largando em sétimo e oitavo, respectivamente, os pilotos da HMD Motorsports escaparam do acidente e garantiram um lugar no pódio. Siegel concluiu em segundo e Frost em terceiro.

Christian Bogle, em quarto, Jamie Chadwick, em sexto, Ernie Francis Jr, em sétimo, James Roe, em oitavo, Matthew Brabham, em nono e Yuven Sundaramoorthy, em décimo, completaram o top-10. Uma volta atrás, Franzoni cruzou a linha de chegada em 11º.

A rodada dupla da etapa de Laguna Seca, que encerra a temporada 2023 da Indy NXT, acontece no próximo final de semana, mais especificamente nos dias 8 e 9 de setembro.